TÍTULO DO PROGRAMA: APRENDENDO AS NOTAS MUSICAIS E DIFERENTES ALTURAS
PALAVRAS-CHAVE: Altura. Notação
IDADE DO ALUNO:
12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Avaliar o trabalho realizado através
de questões elaboradas, aplicar noções de alturas.
CONTEÚDO:
samba de roda, capoeira e elementos da música.
ATIVIDADE 01: Jogo das Perguntas e Respostas
Realizar
atividade avaliativa separando os estudantes em três grupos, um estudante de
cada grupo deverá alcançar um objeto dentro de uma linha demarcada após dado o
sinal o estudante que conseguir apanhar o objeto terá o direito de responder
uma questão que vai valer pontos, em uma espécie de competição.
Pergunta certa: 3
pontos
Pergunta errada:
passa a vez para o próximo integrante ( se ele acertar 2 pontos) se a terceira
pessoa acertar (1 ponto)
Obs.:
os grupos devem ter nomes.
MATERIAL NECESSÁRIO: giz, quadro, apito ou objeto sonoro, objeto
a escolher. Questões em anexo 01.
DURAÇÃO: 20 min.
ATIVIDADE 02: Escada Musical
Apresentar as notas musicais, em
forma de escada, para que os alunos aprendam de forma mais dinâmica e
descontraída.
MATERIAL NECESSÁRIO: teclado
DURAÇÃO: 20 min.
Anexo 01:
1- Fale
os nomes das sete notas musicais
2- Cante
uma música de capoeira que já aprendemos
3- Cante
a letra de um samba que já aprendemos
4- Fale
seu nome e realize um ritmo com percussão corporal
5- Execute
a peça que esta no quadro. (ai agente desenha no quadro uma frase contendo
chocolate, bis e lolo.. )quem acertar ganha ponto.
6- Qual
o nome da luta ou dança que os escravos praticavam?
7- Diga
o nome de um compositor do samba!
8- Diga
o nome de dois instrumentos musicais utilizados no samba
9- Diga
o nome de dois instrumentos musicais utilizados na capoeira.
10- Cante
uma música com a palavra samba.
11- Realize
um ritmo com seu corpo.
12- Escreva
um ritmo contendo as células chocolate, bis e lolo no quadro e as execute.
13- Escolha
um amigo e cante uma música do seu gosto.
14- Justifique
o porquê a música é importante no seu aprendizado.
15- Que
ritmos aprendemos até agora?
16- Classifique
as alturas? Grave e agudo conforme áudio
apresentado (anexo áudio)
17- O
cavaquinho é um instrumento agudo ou grave em relação ao violão?
18- Quais
os instrumentos mais usados no samba?
Cite 3 desses instrumentos:
19- Quais
os instrumentos usados para as canções da capoeira? Cite 3 desses instrumentos:
20- Qual
é a origem do samba de roda?
REFERENCIAS
PRIOLLI, Maria Luiza de Matos. Princípios básicos da
musica par a juventude. Rio de Janeiro,1964.
Nenhum comentário:
Postar um comentário