segunda-feira, 28 de outubro de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 08

TÍTULO DO PROGRAMA: APRENDENDO AS NOTAS MUSICAIS E DIFERENTES ALTURAS
PALAVRAS-CHAVE: Altura. Notação
IDADE DO ALUNO: 12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?  Avaliar o trabalho realizado através de questões elaboradas, aplicar noções de alturas.
CONTEÚDO: samba de roda, capoeira e elementos da música.

ATIVIDADE 01: Jogo das Perguntas e Respostas
Realizar atividade avaliativa separando os estudantes em três grupos, um estudante de cada grupo deverá alcançar um objeto dentro de uma linha demarcada após dado o sinal o estudante que conseguir apanhar o objeto terá o direito de responder uma questão que vai valer pontos, em uma espécie de competição.
Pergunta certa: 3 pontos
Pergunta errada: passa a vez para o próximo integrante ( se ele acertar 2 pontos) se a terceira pessoa acertar (1 ponto)
Obs.: os grupos devem ter nomes.
MATERIAL NECESSÁRIO: giz, quadro, apito ou objeto sonoro, objeto a escolher. Questões em anexo 01.
DURAÇÃO: 20 min.

ATIVIDADE 02: Escada Musical
Apresentar as notas musicais, em forma de escada, para que os alunos aprendam de forma mais dinâmica e descontraída.

MATERIAL NECESSÁRIO: teclado
DURAÇÃO: 20 min.

Anexo 01:
1-      Fale os nomes das sete notas musicais
2-      Cante uma música de capoeira que já aprendemos
3-      Cante a letra de um samba que já aprendemos
4-      Fale seu nome e realize um ritmo com percussão corporal
5-      Execute a peça que esta no quadro. (ai agente desenha no quadro uma frase contendo chocolate, bis e lolo.. )quem acertar ganha ponto.
6-      Qual o nome da luta ou dança que os escravos praticavam?
7-      Diga o nome de um compositor do samba!
8-      Diga o nome de dois instrumentos musicais utilizados no samba
9-      Diga o nome de dois instrumentos musicais utilizados na capoeira.
10-   Cante uma música com a palavra samba.
11-   Realize um ritmo com seu corpo.
12-   Escreva um ritmo contendo as células chocolate, bis e lolo no quadro e as execute.
13-   Escolha um amigo e cante uma música do seu gosto.
14-   Justifique o porquê a música é importante no seu aprendizado.
15-   Que ritmos aprendemos até agora?
16-   Classifique as alturas?  Grave e agudo conforme áudio apresentado (anexo áudio)
17-   O cavaquinho é um instrumento agudo ou grave em relação ao violão?
18-   Quais os instrumentos mais usados no samba?  Cite 3 desses instrumentos:
19-   Quais os instrumentos usados para as canções da capoeira? Cite 3 desses instrumentos:
20-   Qual é a origem do samba de roda?


REFERENCIAS
PRIOLLI, Maria Luiza de Matos. Princípios básicos da musica par a juventude. Rio de Janeiro,1964.



Nenhum comentário:

Postar um comentário