TÍTULO
DO PROGRAMA: BOOMWHAKERS® EM MOVIMENTO
O QUE
PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE? Proporcionar aos alunos uma experiência musical através de
instrumentos não convencionais através do samba de acordo com o plano de
ensino, utilizando para isso o ensino por imitação, desenvolvendo a memória do
estudante.
ATIVIDADE
01: Samba Lê Lê Tá Frutado
Nesta atividade iremos propor a execução da música
“Samba Lê Lê”, a qual utilizaremos os tubos para a melodia e percussão corporal
como acompanhamento rítmico.
1- Iniciaremos mostrando o ritmo samba através da
percussão corporal, conforme o Anexo 01. Relembraremos a atividade 02 do
Vivencias Pedagógicas Musicais 05, fazendo um link com a figura que eles já
tiveram a oportunidade de vivenciar com essa atividade.
2- Na sequência incluiremos a melodia principal,
feita com os Boomwhackers, conforme anexo 2, que necessitará de seis pessoas,
as quais terá cada uma o nome de uma fruta:
Uva;
Amora;
Manga;
Caqui;
Pera. e
Jaca.
3- Na linha do baixo mais 5 pessoas,
também com nome de fruta:
Figo;
Maçã;
Ameixa;
Laranja, e
Kiwi.
4 - Quando estiverem assimilado as
duas linhas, melodia principal e a do baixo, executa-las ao mesmo tempo
conforme partitura.
5 - fazer variações como: tocar só a
percussão corporal, depois só melodia, depois os dois juntos, metade faz
percussão corporal metade a música com os Boomwhackers, inverte, assim pode ser
criado outras.
REFERÊNCIAS
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Ed. : Ed UFRJ, 2001.
VASCONCELOS, Ary. Raízes da música popular brasileira. Rio de Janeiro: Rio Fundo Ed., 1991.
ANEXO 01
ANEXO 02
[1] Os Boomwhackers são tubos feitos de plástico, com diferentes comprimentos e cores. A cada tubo corresponde uma nota musical, podendo ser tocados individualmente ou em conjunto. Boomwhackers também chamados de tubos afinados produzem som quando se bate com o tubo um no outro, na palma da mão ou noutra superfície. Disponível em: http://educamais.com/boomwhackers/ Acesso em 05 nov.2013, às 14:17
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