TÍTULO
DO PROGRAMA: LEITURA MUSICAL
PALAVRAS-CHAVE: Notação musical, leitura, ritmo.
IDADE
DO ALUNO: 12 anos
O QUE
PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE? Apresentar aos alunos a partitura oportunizando a eles o contato
com elementos musicais escritos. Proporcionar uma prática musical em conjunto.
Relembrar juntamente com os estudantes
as figuras musicais, realizando de forma breve a atividade realizada na aula
anterior que cada grupo executava uma figura sobre orientação do regente.
Atividade
2: Exercício de Leitura
Separar três grupos e explicar aos
estudantes os elementos encontrados na partitura, haja vista que o exercício é
a três vozes e todas as vozes estão na mesma folha em sistema de grade. O
exercício seguirá o mesmo sistema da atividade realizado na aula anterior, pois
os alunos falarão “BIS” para semínima, “LOLO” duas colcheias e “CHOCOLATE” para
quatro semicolcheias.
MATERIAL NECESSÁRIO: Estante para partitura e 30 cópias da
partitura
DURAÇÃO: 50 min.
REFERÊNCIAS
DA
SILVA, CaitiHauck. O ensino-aprendizagem
da notação musical em uma experiência com o Coral Escola Comunicantus. In:
XVIII Encontro Nacional da ABEM, 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário