TÍTULO
DO PROGRAMA: TEMPO MUSICAL
PALAVRAS-CHAVE: Notação musical, leitura, ritmo.
IDADE
DO ALUNO: 12 anos
O QUE
PODEREMOS APRENDER E/OU DESENVOLVER HOJE? Apresentar aos alunos a notação musical, pois este recurso faz parte
do processo de prática musical e pode também proporcionar a eles diversos
estímulos que podem contribuir no processo de formação.
ATIVIDADE
01: Jogo Flecha – (Barbatuques)
Todos (inclusive o professor) devem estar em pé
formando uma roda. Uma pessoa bate uma palma em direção à outra pessoa, como se
imitasse um gesto de lançar uma flecha, cuidadosamente mirada aos olhos. Aquele
que recebe a flecha, repassa para outra pessoa (que pode ser inclusive a mesma
pessoa que enviou para ele). Este relança a “palma-flecha” para outra dentro da
roda. Assim prossegue o jogo.
Todos devem estar em estado de alerta e prontidão
para receber a palma e logo repassar a outra pessoa. Fazer a mesma coisa só que
com o som do pé. Todos devem estar em estado de alerta e prontidão para receber
a palma e logo repassar para outra pessoa. Na próxima etapa os alunos deverão
marcar um pulso com os pés em uma velocidade determinada pelo professor. Desta
vez a flecha será passada no contratempo.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 15 min.
ATIVIDADE
02: Notação musical
Separar três grupos que executarão células
rítmicas cada vez que solicitado pelo regente (o professor). O grupo 1
executará uma semínima falando a palavra “BIS”, o grupo 2 executará duas
colcheias falando a palavra “LOLO” e o grupo 3 executará quatro semicolcheias
falando a palavra “CHOCOLATE”. Tais palavras foram escolhidas devido ao número
de sílabas serem da mesma quantia do número de notas a serem executadas em cada
tempo. Durante a atividade poderá ser alterado de grupo grupos as células a
serem executadas.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 20 min.
REFERÊNCIAS
BARBATUQUES. Apostila Barbatuques: curso de formação
básica, 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário