domingo, 13 de outubro de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 05

TÍTULO DO PROGRAMA: TEMPO MUSICAL
PALAVRAS-CHAVE: Notação musical, leitura, ritmo.
IDADE DO ALUNO: 12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER E/OU DESENVOLVER HOJE? Apresentar aos alunos a notação musical, pois este recurso faz parte do processo de prática musical e pode também proporcionar a eles diversos estímulos que podem contribuir no processo de formação.

ATIVIDADE 01: Jogo Flecha – (Barbatuques)
Todos (inclusive o professor) devem estar em pé formando uma roda. Uma pessoa bate uma palma em direção à outra pessoa, como se imitasse um gesto de lançar uma flecha, cuidadosamente mirada aos olhos. Aquele que recebe a flecha, repassa para outra pessoa (que pode ser inclusive a mesma pessoa que enviou para ele). Este relança a “palma-flecha” para outra dentro da roda. Assim prossegue o jogo.
Todos devem estar em estado de alerta e prontidão para receber a palma e logo repassar a outra pessoa. Fazer a mesma coisa só que com o som do pé. Todos devem estar em estado de alerta e prontidão para receber a palma e logo repassar para outra pessoa. Na próxima etapa os alunos deverão marcar um pulso com os pés em uma velocidade determinada pelo professor. Desta vez a flecha será passada no contratempo.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 15 min.

ATIVIDADE 02: Notação musical
Separar três grupos que executarão células rítmicas cada vez que solicitado pelo regente (o professor). O grupo 1 executará uma semínima falando a palavra “BIS”, o grupo 2 executará duas colcheias falando a palavra “LOLO” e o grupo 3 executará quatro semicolcheias falando a palavra “CHOCOLATE”. Tais palavras foram escolhidas devido ao número de sílabas serem da mesma quantia do número de notas a serem executadas em cada tempo. Durante a atividade poderá ser alterado de grupo grupos as células a serem executadas.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 20 min.


REFERÊNCIAS
BARBATUQUES. Apostila Barbatuques: curso de formação básica, 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário