TÍTULO
DO PROGRAMA: ELEMENTOS MUSICAIS
PALAVRAS-CHAVE: Percussão corporal, Percussão
instrumental, Andamento, notação musical.
IDADE
DO ALUNO: 12 anos
O QUE
PODEREMOS APRENDER E/OU DESENVOLVER HOJE? Estimular senso rítmico, proporcionar e incentivar a prática
musical. Apresentar aos alunos a musica corporal e instrumental
disponibilizando recursos para a prática musical.
CONTEÚDO: Notação Musical e Percussão Corporal
ATIVIDADE
01: Rua Do Silêncio.
Faremos uma linha no quadro e nesta
linha colocaremos algumas bolinhas. A linha representa uma estrada e as
bolinhas representam os buracos da rua.
Bateremos na coxa cada vez que o apagador, que será um “carro”, chega em uma bolinha.
Esta atividade objetiva iniciar o
ensino de teoria musical de forma prazerosa, trabalhando a imaginação
juntamente com a prática musical.
MATERIAL NECESSÁRIO: quadro, apagador e giz
DURAÇÃO: 10 min
Ensinaremos algumas fórmulas rítmicas para que,
após esta prática, os alunos possam criar e compor
algumas frases rítmicas, utilizando o corpo instrumentos. Essas células serão passadas no quadro.
MATERIAL NECESSÁRIO: quadro, apagador, giz, folha A4 e lápis.
DURAÇÃO: 30 min
ATIVIDADE
02: Telefone sem fio sonoro
O
brincar:
As
crianças sentadas formam um círculo. O professor pode começar para que aprendam
a brincadeira, tocando um ritmo sugerido com um instrumento disponivel. Depois de tocar, ele
entrega o instrumento ao aluno ao lado, que precisa tocar o mesmo ritmo. Todos
da roda precisam fazer a célula rítmica. Após todos terem tocado, o aluno que
está ao lado do professor inventa outro ritmo, e assim sucessivamente, até que
todos toquem e inventem seus ritmos.
MATERIAL
NECESSÁRIO:
1 instrumento musical.
DURAÇÃO: 20
min
REFERÊNCIAS
BRITO, T. A. Música na Educação Infantil: propostas para a
formação integral da criança. São
Paulo: Peirópolis, 2003.
SCLIAR, Esther. Elementos de Teoria Musical. São Paulo: Novas
Metas, 1985.
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