domingo, 6 de outubro de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 01

TÍTULO DO PROGRAMA: SONS DO CORPO
PALAVRAS-CHAVE: Percussão corporal, timbre e pulsação.
IDADE DO ALUNO: 12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE? Estimular senso rítmico, proporcionar e incentivar a prática musical. Apresentar aos alunos a musica corporal disponibilizando recursos para a prática musical.
CONTEÚDO: Percussão Corporal e Timbre.

ATIVIDADE 01: Pulsação
Nesse exercício será determinada uma pulsação para ser executada pelo grupo com os pés. Em seguida cada aluno irá se apresentar de forma breve mantendo a pulsação.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 15 min.

ATIVIDADE 02: Flecha - Barbatuques
Dividir em três ou quatro grupos. Uma pessoa de cada roda inicia o exercício batendo uma palma com intenção de transmitir a flecha às outras pessoas (O movimento flecha é juntar as mãos, batendo palmas e apontando para alguém). A pessoa que recebeu a flecha por sua vez passa ela adiante para outra pessoa da roda, sempre associando o foco do olhar ao movimento e ao som da palma. O resultado é uma troca de informações constantes na roda, que desperta a atenção dos participantes, trazendo para o estado de prontidão. Fazer variações com e sem pulsação, no tempo forte e no contra tempo.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 15 min.

ATIVIDADE 03: Apresentação dos Sons Corporais
Apresentar aos alunos algumas possibilidades de sons corporais de pés, coxas e palmas, dando a eles recursos para futuras práticas musicais. Durante este processo trabalharemos também outros componentes do eixo temático do nosso plano de ensino como: timbre, intensidade, além da própria percussão corporal.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 20 min.

ATIVIDADE 04: Eco
Pedir para que os alunos criem uma pequena frase musical usando os diversos sons corporais que aprenderam. O restante do grupo deverá repetir a frase executada pelo aluno.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 10 min.

ATIVIDADE 05: Improviso
Apresentar um tema aos alunos deixando dois tempos para que um aluno por vez improvise em cima do tema.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 10 min.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
BARBATUQUES. Apostila Barbatuques: curso de formação básica, 2012.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira.. De tramas e fios. Um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário