TÍTULO
DO PROGRAMA: SONS DO CORPO
PALAVRAS-CHAVE: Percussão corporal, timbre e
pulsação.
IDADE
DO ALUNO: 12 anos
O QUE
PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE? Estimular senso rítmico, proporcionar e incentivar a prática
musical. Apresentar aos alunos a musica corporal disponibilizando recursos para
a prática musical.
CONTEÚDO: Percussão Corporal e Timbre.
ATIVIDADE
01: Pulsação
Nesse exercício será determinada uma
pulsação para ser executada pelo grupo com os pés. Em seguida cada aluno irá se
apresentar de forma breve mantendo a pulsação.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 15 min.
Dividir em três ou quatro grupos. Uma
pessoa de cada roda inicia o exercício batendo uma palma com intenção de
transmitir a flecha às outras pessoas (O movimento flecha é juntar as mãos,
batendo palmas e apontando para alguém). A pessoa que recebeu a flecha por sua
vez passa ela adiante para outra pessoa da roda,
sempre associando o foco do olhar ao movimento e ao som da palma. O resultado é
uma troca de informações constantes na roda, que desperta a atenção dos
participantes, trazendo para o estado de prontidão. Fazer variações com e sem
pulsação, no tempo forte e no contra tempo.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 15 min.
ATIVIDADE
03: Apresentação dos Sons Corporais
Apresentar aos alunos algumas possibilidades
de sons corporais de pés, coxas e palmas, dando a eles recursos para futuras
práticas musicais. Durante este processo trabalharemos também outros
componentes do eixo temático do nosso plano de ensino como: timbre,
intensidade, além da própria percussão corporal.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 20 min.
ATIVIDADE
04: Eco
Pedir para que os alunos criem uma
pequena frase musical usando os diversos sons corporais que aprenderam. O
restante do grupo deverá repetir a frase executada pelo aluno.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 10 min.
Apresentar um tema aos alunos deixando
dois tempos para que um aluno por vez improvise em cima do tema.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 10 min.
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
BARBATUQUES. Apostila Barbatuques: curso de formação
básica, 2012.
FONTERRADA,
Marisa Trench de Oliveira.. De tramas e fios. Um ensaio sobre música e
educação. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário