segunda-feira, 28 de outubro de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 08

TÍTULO DO PROGRAMA: APRENDENDO AS NOTAS MUSICAIS E DIFERENTES ALTURAS
PALAVRAS-CHAVE: Altura. Notação
IDADE DO ALUNO: 12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?  Avaliar o trabalho realizado através de questões elaboradas, aplicar noções de alturas.
CONTEÚDO: samba de roda, capoeira e elementos da música.

ATIVIDADE 01: Jogo das Perguntas e Respostas
Realizar atividade avaliativa separando os estudantes em três grupos, um estudante de cada grupo deverá alcançar um objeto dentro de uma linha demarcada após dado o sinal o estudante que conseguir apanhar o objeto terá o direito de responder uma questão que vai valer pontos, em uma espécie de competição.
Pergunta certa: 3 pontos
Pergunta errada: passa a vez para o próximo integrante ( se ele acertar 2 pontos) se a terceira pessoa acertar (1 ponto)
Obs.: os grupos devem ter nomes.
MATERIAL NECESSÁRIO: giz, quadro, apito ou objeto sonoro, objeto a escolher. Questões em anexo 01.
DURAÇÃO: 20 min.

ATIVIDADE 02: Escada Musical
Apresentar as notas musicais, em forma de escada, para que os alunos aprendam de forma mais dinâmica e descontraída.

MATERIAL NECESSÁRIO: teclado
DURAÇÃO: 20 min.

Anexo 01:
1-      Fale os nomes das sete notas musicais
2-      Cante uma música de capoeira que já aprendemos
3-      Cante a letra de um samba que já aprendemos
4-      Fale seu nome e realize um ritmo com percussão corporal
5-      Execute a peça que esta no quadro. (ai agente desenha no quadro uma frase contendo chocolate, bis e lolo.. )quem acertar ganha ponto.
6-      Qual o nome da luta ou dança que os escravos praticavam?
7-      Diga o nome de um compositor do samba!
8-      Diga o nome de dois instrumentos musicais utilizados no samba
9-      Diga o nome de dois instrumentos musicais utilizados na capoeira.
10-   Cante uma música com a palavra samba.
11-   Realize um ritmo com seu corpo.
12-   Escreva um ritmo contendo as células chocolate, bis e lolo no quadro e as execute.
13-   Escolha um amigo e cante uma música do seu gosto.
14-   Justifique o porquê a música é importante no seu aprendizado.
15-   Que ritmos aprendemos até agora?
16-   Classifique as alturas?  Grave e agudo conforme áudio apresentado (anexo áudio)
17-   O cavaquinho é um instrumento agudo ou grave em relação ao violão?
18-   Quais os instrumentos mais usados no samba?  Cite 3 desses instrumentos:
19-   Quais os instrumentos usados para as canções da capoeira? Cite 3 desses instrumentos:
20-   Qual é a origem do samba de roda?


REFERENCIAS
PRIOLLI, Maria Luiza de Matos. Princípios básicos da musica par a juventude. Rio de Janeiro,1964.



VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 07

TÍTULO DO PROGRAMA: BOOMWHAKERS® EM MOVIMENTO
PALAVRAS-CHAVE: Samba, ritmo, boomwhachers[1]®
IDADE DO ALUNO: 12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE? Proporcionar aos alunos uma experiência musical através de instrumentos não convencionais através do samba de acordo com o plano de ensino, utilizando para isso o ensino por imitação, desenvolvendo a memória do estudante.

ATIVIDADE 01: Samba Lê Lê Tá Frutado
Nesta atividade iremos propor a execução da música “Samba Lê Lê”, a qual utilizaremos os tubos para a melodia e percussão corporal como acompanhamento rítmico.

1- Iniciaremos mostrando o ritmo samba através da percussão corporal, conforme o Anexo 01. Relembraremos a atividade 02 do Vivencias Pedagógicas Musicais 05, fazendo um link com a figura que eles já tiveram a oportunidade de vivenciar com essa atividade.

2- Na sequência incluiremos a melodia principal, feita com os Boomwhackers, conforme anexo 2, que necessitará de seis pessoas, as quais terá cada uma o nome de uma fruta:
Uva;
Amora;
Manga;
Caqui;
Pera. e
Jaca.

3- Na linha do baixo mais 5 pessoas, também com nome de fruta:
Figo;
Maçã;
Ameixa;
Laranja, e
Kiwi.

4 - Quando estiverem assimilado as duas linhas, melodia principal e a do baixo, executa-las ao mesmo tempo conforme partitura.

5 - fazer variações como: tocar só a percussão corporal, depois só melodia, depois os dois juntos, metade faz percussão corporal metade a música com os Boomwhackers, inverte, assim pode ser criado outras.

REFERÊNCIAS
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. : Ed UFRJ, 2001.
VASCONCELOS, Ary. Raízes da música popular brasileira. Rio de Janeiro: Rio Fundo Ed., 1991.

ANEXO 01
ANEXO 02



[1] Os Boomwhackers são tubos feitos de plástico, com diferentes comprimentos e cores. A cada tubo corresponde  uma nota musical, podendo ser tocados individualmente ou em conjunto. Boomwhackers também chamados de tubos afinados produzem som quando se bate com o tubo um no outro, na palma da mão ou noutra superfície. Disponível em: http://educamais.com/boomwhackers/ Acesso em 05 nov.2013, às 14:17

domingo, 13 de outubro de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 06

TÍTULO DO PROGRAMA: LEITURA MUSICAL
PALAVRAS-CHAVE: Notação musical, leitura, ritmo.
IDADE DO ALUNO: 12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE? Apresentar aos alunos a partitura oportunizando a eles o contato com elementos musicais escritos. Proporcionar uma prática musical em conjunto.

ATIVIDADE 01: Relembrando
Relembrar juntamente com os estudantes as figuras musicais, realizando de forma breve a atividade realizada na aula anterior que cada grupo executava uma figura sobre orientação do regente.

Atividade 2: Exercício de Leitura
Separar três grupos e explicar aos estudantes os elementos encontrados na partitura, haja vista que o exercício é a três vozes e todas as vozes estão na mesma folha em sistema de grade. O exercício seguirá o mesmo sistema da atividade realizado na aula anterior, pois os alunos falarão “BIS” para semínima, “LOLO” duas colcheias e “CHOCOLATE” para quatro semicolcheias.
MATERIAL NECESSÁRIO: Estante para partitura e 30 cópias da partitura
DURAÇÃO: 50 min.


REFERÊNCIAS


DA SILVA, CaitiHauck. O ensino-aprendizagem da notação musical em uma experiência com o Coral Escola Comunicantus. In: XVIII Encontro Nacional da ABEM, 2009

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 05

TÍTULO DO PROGRAMA: TEMPO MUSICAL
PALAVRAS-CHAVE: Notação musical, leitura, ritmo.
IDADE DO ALUNO: 12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER E/OU DESENVOLVER HOJE? Apresentar aos alunos a notação musical, pois este recurso faz parte do processo de prática musical e pode também proporcionar a eles diversos estímulos que podem contribuir no processo de formação.

ATIVIDADE 01: Jogo Flecha – (Barbatuques)
Todos (inclusive o professor) devem estar em pé formando uma roda. Uma pessoa bate uma palma em direção à outra pessoa, como se imitasse um gesto de lançar uma flecha, cuidadosamente mirada aos olhos. Aquele que recebe a flecha, repassa para outra pessoa (que pode ser inclusive a mesma pessoa que enviou para ele). Este relança a “palma-flecha” para outra dentro da roda. Assim prossegue o jogo.
Todos devem estar em estado de alerta e prontidão para receber a palma e logo repassar a outra pessoa. Fazer a mesma coisa só que com o som do pé. Todos devem estar em estado de alerta e prontidão para receber a palma e logo repassar para outra pessoa. Na próxima etapa os alunos deverão marcar um pulso com os pés em uma velocidade determinada pelo professor. Desta vez a flecha será passada no contratempo.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 15 min.

ATIVIDADE 02: Notação musical
Separar três grupos que executarão células rítmicas cada vez que solicitado pelo regente (o professor). O grupo 1 executará uma semínima falando a palavra “BIS”, o grupo 2 executará duas colcheias falando a palavra “LOLO” e o grupo 3 executará quatro semicolcheias falando a palavra “CHOCOLATE”. Tais palavras foram escolhidas devido ao número de sílabas serem da mesma quantia do número de notas a serem executadas em cada tempo. Durante a atividade poderá ser alterado de grupo grupos as células a serem executadas.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 20 min.


REFERÊNCIAS
BARBATUQUES. Apostila Barbatuques: curso de formação básica, 2012



VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 04

TÍTULO DO PROGRAMA: ELEMENTOS MUSICAIS
PALAVRAS-CHAVE: Percussão corporal, Percussão instrumental, Andamento, notação musical.
IDADE DO ALUNO: 12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER E/OU DESENVOLVER HOJE? Estimular senso rítmico, proporcionar e incentivar a prática musical. Apresentar aos alunos a musica corporal e instrumental disponibilizando recursos para a prática musical.
CONTEÚDO: Notação Musical e Percussão Corporal

ATIVIDADE 01: Rua Do Silêncio.
Faremos uma linha no quadro e nesta linha colocaremos algumas bolinhas. A linha representa uma estrada e as bolinhas representam os buracos da rua. Bateremos na coxa cada vez que o apagador, que será um “carro”, chega em uma bolinha.
Esta atividade objetiva iniciar o ensino de teoria musical de forma prazerosa, trabalhando a imaginação juntamente com a prática musical.
MATERIAL NECESSÁRIO: quadro, apagador e giz
DURAÇÃO: 10 min

ATIVIDADE: 02: Células Rítmicas.
Ensinaremos algumas fórmulas rítmicas para que, após esta prática, os alunos possam criar e compor algumas frases rítmicas, utilizando o corpo instrumentos.  Essas células serão passadas no quadro.
MATERIAL NECESSÁRIO: quadro, apagador, giz, folha A4 e lápis.
DURAÇÃO: 30 min

ATIVIDADE 02: Telefone sem fio sonoro
O brincar:
As crianças sentadas formam um círculo. O professor pode começar para que aprendam a brincadeira, tocando um ritmo sugerido com um  instrumento disponivel. Depois de tocar, ele entrega o instrumento ao aluno ao lado, que precisa tocar o mesmo ritmo. Todos da roda precisam fazer a célula rítmica. Após todos terem tocado, o aluno que está ao lado do professor inventa outro ritmo, e assim sucessivamente, até que todos toquem e inventem seus ritmos.
MATERIAL NECESSÁRIO: 1 instrumento musical.
DURAÇÃO: 20 min

REFERÊNCIAS
BRITO, T. A. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São
Paulo: Peirópolis, 2003.
SCLIAR, Esther. Elementos de Teoria Musical. São Paulo: Novas Metas, 1985.

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 03

TÍTULO DO PROGRAMASONS DA CAPOEIRA
PALAVRAS-CHAVE: Apreciação, Percussão Corporal, Ritmo, capoeira.
IDADE DO ALUNO: 12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE? Apresentar aos alunos instrumentos, canto, ritmos utilizados na capoeira e realizar atividades que explorem a criatividade e o desenvolvimento musical dos participantes.
CONTEÚDO: Ritmos da Capoeira.

ATIVIDADE 01: Vídeo
Documentário sobre Capoeira: Das senzalas para Lavras.
MATERIAL NECESSÁRIO: https://www.youtube.com/watch?v=0qHLvWJPVRM&hd=1
DURAÇÃO: 11:45 min.
                                             
ATIVIDADE 02: Apresentação dos instrumentos, Berimbau, Agogô, Pandeiro, atabaque.
Demonstrar e deixar que cada participante conheça a sonoridade de cada instrumento.
Em roda serão distribuídos aos alunos os instrumentos musicais e explicar a sequência rítmica a ser seguida os participantes que não possuírem instrumento farão acompanhamento com percussão corporal. (palmas e pés, variações explicadas na aula anterior). Faremos revezamento dos instrumentos caso falte, pois todos devem participar. 
MATERIAL NECESSÁRIO: Berimbau, Agogô, Pandeiro, atabaque. E instrumentos existentes e disponíveis na escola.
DURAÇÃO: 20 min.

ATIVIDADE 03: Sequências rítmicas
Os participantes precisam ser separados em dois grupos: Grupo com instrumentos musicais e Grupo da Percussão corporal. Cada grupo com auxílio dos professores criará sequências rítmicas e apresentá-las aos presentes.
Seguinte à apresentação os grupos poderão ser unidos, percussão corporal com o grupo da percussão de instrumentos.  Pode ser também utilizado um canto de capoeira juntamente com as criações de ritmos utilizados pelos alunos.

Cantos:
A CANOA VIROU MARINHEIRO,
OI NO FUNDO DO MAR TEM DINHEIRO,
A CANOA VIROU MARINHEIRO,
OI NO FUNDO DO MAR TEM DINHEIRO..


QUEM FOI QUE DISSE..

QUEM FOI QUE DISSE CAPOEIRA É SÓ PRA HOMEM 

QUEM FOI QUE DISSE CAPOEIRA É SÓ PRA HOMEM 
MAS NÃO É CAPOEIRA É PRA HOMEM, MENINO E MULHER 
MAS NÃO É CAPOEIRA É PRA HOMEM, MENINO E MULHER
MACULELÊ..


BOA NOITE PRA QUEM É DE BOA NOITE

BOM DIA PRA QUEM É DE BOM DIA
A BENÇÃO MEU PAPAI A BENÇÃO
MACULELÊ É O REI DA VALENTIA
 (CORO REPETE)

BOA NOITE PRA QUEM É DE BOA NOITE

BOM DIA PRA QUEM É DE BOM DIA
A BENÇÃO MEU PAPAI A BENÇÃO
MACULELÊ É O REI DA VALENTIA.


REFERÊNCIAS
Associação Capoeira Lagoa Azul‎. Disponível em: http://letras.cifras.com.br/capoeira/quem-foi-te-disse-capoeira-e-so-pra-homem Acesso em: 15 set. 2013, às 15:13
Das senzalas para Lavras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0qHLvWJPVRM&hd=1 Acesso em: 15 set. 2013, às 15:13




VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 02



 
TÍTULO DO PROGRAMA: A MÚSICA CORPORAL
PALAVRAS-CHAVE: Percussão corporal, timbre, apreciação e altura.
IDADE DO ALUNO: 12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE? Apresentar aos alunos a musica corporal, noções de altura e intensidade disponibilizando recursos para a apreciação musical.
CONTEÚDO: Percussão Corporal e alturas

ATIVIDADE 01: Altura e Apreciação
Nessa atividade determinamos as alturas do som com exemplos em áudio, após a audição cada aluno irá se apresentar e classificar os sons com auxilio dos professores.
MATERIAL NECESSÁRIO: Áudio (Anexo 01)
DURAÇÃO: 15 min.

ATIVIDADE 02: Percussão corporal
Nessa atividade serão distribuidos figuras classificando-as nesse modo:

círculo = batidas de pé no chão
triângulo  = palmas
quadrado = batida de mão nas coxas

1)      Colocar os alunos sentados no fundo da sala distribuir as figuras logo após escolher cinco alunos, eles formarão um célula rítmica e executaram é todos repetiram o ritmo proposto
2)      Associar movimento com símbolo, ou seja:  círculo – círculo – triângulo - quadrado


MATERIAL NECESSÁRIO: cartelas com figuras (Anexo 02)
DURAÇÃO: 15 min.

ATIVIDADE 3:
1)    Explicar sobre ritmo da capoeira (diálogo com os alunos identificando se conhecem o ritmo, instrumentos e a dança utilizada na capoeira).
2) Apresentar o vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=wMIzIASWJWI
3) Mostrar figuras dos instrumentos que estão sendo utilizados no vídeo: Berimbau, Pandeiro, Agogo e Atabaque. (Anexo 03)
4) Separá-los em grupos e com percussão corporal realizar ritmos da capoeira.


REFERÊNCIAS
BARBATUQUES. Apostila Barbatuques: curso de formação básica, 2012
BEINEKE, Viviane. Proposta curricular para a 2ª série do 1º Grau. Trabalho realizado
sob a orientação da profª Liane Hentschke. Porto Alegre, 1994.
SWANWICK, Keith. A Basis for Music Education. London : Routledge, 1979.
MANTOVANI, Michelle; DE OLIVEIRA FONTERRADA, Marisa Trench. O movimento corporal na educação musical: influências de Émile Jaques-Dalcroze em trabalhos de educação musical.  .
MATTOS, Haron C.C. & Carmem Lúcia Altomar & Marina Altomar. A Musicalidade na  Capoeira. Ed. Zabelê, Juiz de Fora/MG, 2001.

Anexo 01: https://www.youtube.com/watch?v=uKU6iEsIsmU acesso em: 09/10/2013 as 15:25
Anexo 02: cartelas com figuras
Anexo 03: figuras dos instrumentos que estão sendo utilizados no vídeo: Berimbau, Pandeiro, Agogô e Atabaque.