quinta-feira, 25 de abril de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 07

TÍTULO DO PROGRAMA: Vamos cantar e dançar!
PALAVRAS-CHAVE: Canto – Ritmo – Expressão Corporal – Improvisação - Criação
IDADE DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Estímulo à expressão corporal e oral. Desenvolvimento da atenção, concentração, socialização e sentimento de respeito mútuo.


ATIVIDADE 1:  Dramatização da cantiga “A linda rosa juvenil”
O QUE VEREMOS?
Com fantasias, faremos a dramatização da cantiga proposta e repetiremos quantas vezes forem necessárias para que o maior número de alunos possa participar, de acordo com seu interesse. Os personagens da cantiga são: a Rosa, a Bruxa (o), o Tempo, o Rei e o Mato.
As crianças formarão uma roda e a Rosa fica no meio. Todos da roda ficam sentados simbolizando o mato. Canta-se a cantiga e, ao chamar cada personagem da peça, a criança entra na roda e o interpreta (a bruxa joga feitiço na Rosa, a Rosa adormece, o tempo corre ao redor da rosa dentro da roda e o rei desperta a Rosa e dança com ela no final). Quando canta-se que “o mato cresceu ao redor”, as crianças sentadas na roda se levantam com as mãos ao alto.

                                   C                                       G7           C           
A LINDA ROSA JUVENIL, JUVENIL, JUVENIL
                             G7      C     
A LINDA ROSA JUVENIL, JU-VE-NIL
                             G7                  C      
VIVIA ALEGRE NO SEU LAR, NO SEU LAR, NO SEU LAR
                                           G7               C
VIVIA ALEGRE NO SEU LAR, NO- SEU – LAR
                                     G7                    C
UM DIA VEIO A BRUXA MÁ, MUITO MÁ, MUITO MÁ
                                                           G7            C
UM DIA VEIO A BRUXA MÁ, MUI-TO-MÁ
                                                  G7                   C
QUE ADORMECEU A ROSA ASSIM, BEM ASSIM, BEM ASSIM
                                                     G7        C 
QUE ADORMECEU A ROSA ASSIM, BEM-AS-SIM
E O TEMPO PASSOU A CORRER, A CORRER, A CORRER
E O TEMPO PASSOU A CORRER, A-COR-RER


E O MATO CRESCEU AO REDOR, AO REDOR, AO REDOR
E O MATO CRESCEU AO REDOR, AO-RE-DOR
UM DIA VEIO UM BELO REI, BELO REI, BELO REI
UM DIA VEIO UM BELO REI, BE-LO-REI
QUE DESPERTOU A ROSA ASSIM, BEM ASSIM, BEM ASSIM
QUE DESPERTOU A ROSA ASSIM, BEM-AS-SIM
E ELES FORAM BEM FELIZES, BEM FELIZES, BEM FELIZES
E ELES FORAM BEM FELIZES, BEM-FE-LIZES

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Fantasias pode-se usar CD e som ou tocá-la no violão.
DURAÇÃO: 20 minutos


ATIVIDADE 2:  “Onde está a Margarida?
 O QUE VEREMOS?
Distribuir as crianças em círculo, escolher uma para ser a Margarida que usará a fantasia, três para serem as pedras que segurarão a saia alto para esconder a Margarida e um para ser o cavaleiro que também usará fantasia.
A cantiga é assim:

                     G
- Onde está a margarida?, olê olê olá
                           D7         G
Onde está a margarida?, olê  seus cavalheiros

- Ela está em seu castelo, olê olê olá
                            D7         G
Ela está em seu castelo, olê  seus cavalheiros

- Mas o muro é muito alto, olê olê olá
                            D7         G
Mas o muro é muito alto, olê  seus cavalheiros

- E se eu tirasse uma pedra, olê olê olá
                      D7         G
E se eu tirasse uma pedra, olê  seus cavalheiros

Uma pedra não faz falta, olê olê olá
                            D7         G
Uma pedra não faz falta, olê  seus cavalheiros

- E se eu tirasse duas pedras, olê olê olá
                      D7         G
E se eu tirasse duas pedras, olê  seus cavalheiros

Duas pedras não faz falta, olê olê olá
                            D7         G
Duas pedras não faz falta, olê  seus cavalheiros

- E se eu tirasse três pedras, olê olê olá
                      D7         G
E se eu tirasse três pedras, olê  seus cavalheiros

- Apareceu a Margarida, olê olê olá
                         D7         G
Apareceu a Margarida, olê  seus cavalheiros
 

Cada vez que se canta em tirar uma pedra, o cavaleiro tirará um colega que está segurando a fantasia da Margarida. No final dá a mão para ela e dança no meio da roda. Os demais colegas da roda serão os cavaleiros para ajudar a cantar a música.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Fantasias, violão
DURAÇÃO: 20 minutos


Atividade 3: Relembrando as cantigas
O QUE VEREMOS?
Em roda, no chão ou nas carteiras, as crianças relembrarão, instigados pelos estagiários, quais os personagens aparecem nas cantigas e as cantarão novamente acompanhados do violão. Após isso, em grupos, desenharão as cantigas em cartolinas, ilustrando o que mais chamou sua atenção em ambas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: cartolinas, canetinhas, giz de cera.
DURAÇÃO: 20 minutos


BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
BRITO, Teca Alencar de.  Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Petrópolis, 2003.



Nenhum comentário:

Postar um comentário