PALAVRAS-CHAVE: Composição. Improvisação. Elementos da música.
IDADE
DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER
HOJE?
Aprendizagem do ritmo, a atenção e percepção sonora.
Aprendizagem do ritmo, a atenção e percepção sonora.
ATIVIDADE
1: Direção do Som
O QUE VEREMOS?
A atividade que
veremos sobre altura serão realizadas em
função da direção do som:
Som ascendente (caminha
do grave ao agudo): / ;
Som descendente (caminha do agudo ao
grave): \ ;
MATERIAIS NECESSÁRIOS : Em cartões de 15 x 10 cm, desenhe os
sinais de direção do som.
Com um violão
ou flauta toque um desses sinais, que as crianças devem identificar.
Os
desenhos nos cartões podem ser mais complicados, juntando-se dois ou três sinais.
Exemplo: ____/ (contínuo grave, caminha do grave ao agudo);
Exemplo: ____/ (contínuo grave, caminha do grave ao agudo);
Uma das crianças
também pode produzir o som, enquanto as outras identificam em que cartão ele
esta representado.
DURAÇÃO: 15
minutos
ATIVIDADE 2: Ritmo
O QUE VEREMOS?
Um material concreto que vai
nos ajudar a apresentar os valores rítmicos aos nossos alunos, que através
dessa atividade poderão diferenciá-los, não só visualmente, mas auditivamente.
No inicio a atividade é
simples; depois aparecem diversas combinações, seguindo uma ordem crescente de
complexidade, e também as pausas.
Confeccionar cinco
cartões de 20 X 10 cm e cinco outros de 10 X 10 cm. Apresentar às crianças a
fórmula rítmica tique-taque, pedindo que se balancem regularmente de um pé para
o outro. Distribuir os cartões no chão e pedir às crianças que caminhem segundo
a fórmula rítmica. Confeccionar cartões vermelhos para a pausa, quando as crianças
deverão parar com os dois pés juntos:
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: Cinco cartões de 20 X 10 cm e cinco outros de 10 X 10 cm.
Tic tac tic tac
Complicar
um pouco mais:
tique taque
....... taque
tique tac tique ....... tique
ATIVIDADE 3: Timbre
Apresente aos
alunos os instrumentos: Tamborim, triângulo, xilofone.
A seguir peça-lhes
que recortem, em cartolina ou folhas de revistas, várias formas redondas,
triangulares e retangulares. Cada criança deve ter cinco figuras de cada forma. Combine com os alunos que o
tamborim será representado pela forma redonda, o sino, pela triangular, e o
xilofone, pela retangular. Começar o jogo pelo reconhecimento auditivo de dois
sons diferentes: você toca dois sons, e as crianças devem mostrar a forma
correspondente. Em seguida, passe para o reconhecimento auditivo por
memorização imediata: escondido das crianças, toque uma sucessão de sons, por exemplo duas vezes o tamborim, uma vez o
sino e três vezes o xilofone. As crianças devem dispor os instrumentos assim:
Continuar
elaborando sequências sonoras cada vez mais rapidamente. Depois inverter a
atividade: a partir de uma sequencia de formas as crianças tocarão os
respectivos instrumentos. É bom trabalhar a execução e a composição com cada
criança. Finalmente, o professor toca uma sequencia de sons e pede às crianças
que desenhem, na ordem, os elementos da sequencia.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: Tamborim, triângulo, xilofone, cartolina ou folhas de revista
e tesouras.
DURAÇÃO: 20
minutos
ATIVIDADE 4: Meu limão, meu limoeiro
2) Trabalhar a música com coreografia da seguinte forma: Organizar as
crianças em círculo e entregar três limões para que seja passado entre as
crianças, de mão em mão. Quem estiver com o limão no momento que a música
acabar deverá cantar o trecho curto de outra música, critério do trio.
C Dm
Meu li- mão meu li- mo- ei- ro, meu pé de já-ca-ran- dá.
G7 C
U- ma vez, tin- do-lê-lê ou-tra vez, tin-do- lá lá. Repete...
MATERIAIS NECESSÁRIOS: instrumento para acompanhar a melodia e3 limões
DURAÇÃO: 15
minutos
BIBLIOGRAFIA
UTILIZADA
JEANDOT, Nicole
Explorando o universo da música / Nicole Jeandot. - São Paulo : Scipione.
1997.-
(Pensamento e ação no magistério)
Nenhum comentário:
Postar um comentário