quarta-feira, 1 de maio de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 08

TÍTULO DO PROGRAMA: Brincando com o som do corpo
PALAVRAS-CHAVE: Composição. Improvisação. Elementos da música.
IDADE DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Aprendizagem do ritmo, a atenção e percepção sonora.


ATIVIDADE 1:  Direção do Som
O QUE VEREMOS?
A atividade que veremos sobre altura serão  realizadas em função da direção do som:
Som ascendente (caminha do grave ao agudo):     /  ;
Som descendente (caminha do agudo ao grave):    \   ;
MATERIAIS NECESSÁRIOS :  Em cartões de 15 x 10 cm, desenhe os sinais de direção do som.
Com um  violão   ou flauta toque um desses sinais, que as crianças devem identificar.
Os desenhos nos cartões podem ser mais complicados, juntando-se  dois ou três sinais.
Exemplo: ____/  (contínuo grave, caminha do grave ao agudo);

Uma das crianças também pode produzir o som, enquanto as outras identificam em que cartão ele esta  representado.
DURAÇÃO: 15 minutos 


ATIVIDADE 2: Ritmo
O QUE VEREMOS?
Um material concreto que vai nos ajudar a apresentar os valores rítmicos aos nossos alunos, que através dessa atividade poderão diferenciá-los, não só visualmente, mas auditivamente.
No inicio a atividade é simples; depois aparecem diversas combinações, seguindo uma ordem crescente de complexidade, e também as pausas.
Confeccionar cinco cartões de 20 X 10 cm e cinco outros de 10 X 10 cm. Apresentar às crianças a fórmula rítmica tique-taque, pedindo que se balancem regularmente de um pé para o outro. Distribuir os cartões no chão e pedir às crianças que caminhem segundo a fórmula rítmica. Confeccionar cartões vermelhos para a pausa, quando as crianças deverão parar com os dois pés juntos:  
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Cinco cartões de 20 X 10 cm e cinco outros de 10 X 10 cm.   
       Tic            tac                      tic                 tac


                                              
Complicar um pouco mais:
 

   tique              taque            .......            taque
<!--[if !vml]-->


   tique              tac             tique           .......          tique
<!--[if !vml]-->
                 



ATIVIDADE 3:  Timbre
O QUE VEREMOS?  
Apresente aos alunos os instrumentos: Tamborim, triângulo, xilofone.
A seguir peça-lhes que recortem, em cartolina ou folhas de revistas, várias formas redondas, triangulares e retangulares. Cada criança deve ter cinco figuras  de cada forma. Combine com os alunos que o tamborim será representado pela forma redonda, o sino, pela triangular, e o xilofone, pela retangular. Começar o jogo pelo reconhecimento auditivo de dois sons diferentes: você toca dois sons, e as crianças devem mostrar a forma correspondente. Em seguida, passe para o reconhecimento auditivo por memorização imediata: escondido das crianças, toque uma sucessão de sons,  por exemplo duas vezes o tamborim, uma vez o sino e três vezes o xilofone. As crianças devem dispor os instrumentos assim:
                                                                                                                                                                                            
Continuar elaborando sequências sonoras cada vez mais rapidamente. Depois inverter a atividade: a partir de uma sequencia de formas as crianças tocarão os respectivos instrumentos. É bom trabalhar a execução e a composição com cada criança. Finalmente, o professor toca uma sequencia de sons e pede às crianças que desenhem, na ordem, os elementos da sequencia.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Tamborim, triângulo, xilofone, cartolina ou folhas de revista e tesouras.
DURAÇÃO: 20 minutos


ATIVIDADE 4: Meu limão, meu limoeiro

1) Cantar a peça com as crianças permitindo que elas memorizem a letra.
2) Trabalhar a música com coreografia da seguinte forma: Organizar as crianças em círculo e entregar três limões para que seja passado entre as crianças, de mão em mão. Quem estiver com o limão no momento que a música acabar deverá cantar o trecho curto de outra música, critério do trio.


C                                                                                                      Dm
Meu li-  mão  meu  li-  mo- ei-  ro,   meu  pé  de    já-ca-ran- dá.
                                          G7                                             C
U- ma   vez,   tin-  do-lê-lê      ou-tra   vez, tin-do- lá  lá.  Repete...


MATERIAIS NECESSÁRIOS: instrumento para acompanhar a melodia e3 limões

DURAÇÃO: 15 minutos


BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

JEANDOT, Nicole
    Explorando o universo da música / Nicole Jeandot. - São Paulo :  Scipione.  1997.-
(Pensamento e ação no magistério)

Nenhum comentário:

Postar um comentário