TÍTULO
DO PROGRAMA: Vamos nos
divertir com sons e música!
PALAVRAS-CHAVE: Canto – Ritmo – Expressão Corporal – Elementos musicais - Percepção
IDADE
DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER
HOJE?
Estímulo
à expressão corporal e oral. Desenvolvimento da atenção, concentração,
socialização e sentimento de respeito mútuo. Percepção de diferentes sons.
Conhecimento (ou reconhecimento) das notas musicais.
ATIVIDADE
1: Cantiga
“O Cravo e a Rosa”
O QUE VEREMOS?
Distribuir
as crianças em círculo, escolher duas crianças para colocarem as máscaras e
representarem “O Cravo” e “A Rosa” no meio da roda, enquanto todos cantam a
cantiga.
G Am
O cravo brigou com a rosa
D7 G
Debaixo de uma sacada
G7 C C#º
O cravo saiu ferido,
G Em Am D7 G D7
E a rosa, despedaçada
G Am
O cravo ficou doente
D7 G
A rosa foi visitar
G7 C C#º
O cravo teve um desmaio
G Em Am D7 G
A rosa pôs-se a chorar
A
dramatização pode ser realizada quantas vezes for necessária para que todas as
crianças possam representar os personagens pelo menos uma vez cada um. Após os
alunos poderão tocar os instrumentos confeccionados por eles acompanhando a
canção.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: duas máscaras (uma do Cravo e outra da
Rosa) e violão
DURAÇÃO: 20 minutos
ATIVIDADE
2: Bingo
dos sons
O QUE VEREMOS?
As crianças
receberão cartelas com diferentes imagens, em duplas. Ao ouvirem os sons do CD,
terão de marcar as imagens (com tampinhas, feijões ou outro material). Aquele
que terminar a cartela primeiro grita “BINGO!”. Como prêmio, todos receberão
uma nota musical de imã de geladeira.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: Uma cartela para cada dupla, tampinhas de litros, CD de sons,
EVA e imãs para a lembrancinha.
DURAÇÃO: 20
minutos
Atividade 3: O Trem Musical
O QUE VEREMOS?
Montaremos um trem (feito
de cartolina) no quadro da sala. Os vagões estarão vazios. Após nos
organizarmos com as crianças sentadas em roda, espalharemos no chão as notas
musicais (escritas). Contaremos uma história, que o Trem Musical buscará seus
passageiros para viajar, mas teremos de ajudar as notas musicais a encontrar
seus vagões. As crianças ajudarão a encontrar as notas. Uma criança será escolhida
para cada nota ser colada nos vagões. Cada nota, ao ser localizada, será tocada
no teclado. Após todas as notas serem coladas, juntamente com o som do teclado,
as crianças juntamente com os bolsistas cantarão as notas em forma crescente e
decrescente. Para finalizar, cada criança receberá seu trem musical (Xerox) e,
com ajuda dos bolsistas, tentarão copiar as notas musicais que faltam nos
vagões (pode-se organizar as crianças em duplas, para uma ajudar a outra).
MATERIAIS NECESSÁRIOS: trem musical, fita
adesiva, 20 cópias da atividade para as crianças.
DURAÇÃO: 40 minutos
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
BRITO, Teca Alencar
de. Música
na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São
Paulo: Petrópolis, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário