sábado, 11 de maio de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 09


TÍTULO DO PROGRAMA: Vamos nos divertir com sons e música!
PALAVRAS-CHAVE: Canto – Ritmo – Expressão Corporal – Elementos musicais - Percepção
IDADE DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Estímulo à expressão corporal e oral. Desenvolvimento da atenção, concentração, socialização e sentimento de respeito mútuo. Percepção de diferentes sons. Conhecimento (ou reconhecimento) das notas musicais.


ATIVIDADE 1:  Cantiga “O Cravo e a Rosa”
O QUE VEREMOS?
Distribuir as crianças em círculo, escolher duas crianças para colocarem as máscaras e representarem “O Cravo” e “A Rosa” no meio da roda, enquanto todos cantam a cantiga.
  
  G                  Am
O cravo brigou com a rosa
  D7             G
Debaixo de uma sacada
  G7           C      C#º
O cravo saiu ferido,
    G Em Am    D7  G      D7
E a rosa,   despedaçada
  G             Am
O cravo ficou doente
  D7           G
A rosa foi visitar
  G7               C     C#º
O cravo teve um desmaio
  G Em Am        D7   G
A rosa    pôs-se a chorar

A dramatização pode ser realizada quantas vezes for necessária para que todas as crianças possam representar os personagens pelo menos uma vez cada um. Após os alunos poderão tocar os instrumentos confeccionados por eles acompanhando a canção.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: duas máscaras (uma do Cravo e outra da Rosa) e violão
DURAÇÃO: 20 minutos


ATIVIDADE 2:  Bingo dos sons
O QUE VEREMOS?
As crianças receberão cartelas com diferentes imagens, em duplas. Ao ouvirem os sons do CD, terão de marcar as imagens (com tampinhas, feijões ou outro material). Aquele que terminar a cartela primeiro grita “BINGO!”. Como prêmio, todos receberão uma nota musical de imã de geladeira.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Uma cartela para cada dupla, tampinhas de litros, CD de sons, EVA e imãs para a lembrancinha.
DURAÇÃO: 20 minutos


Atividade 3: O Trem Musical
O QUE VEREMOS?
Montaremos um trem (feito de cartolina) no quadro da sala. Os vagões estarão vazios. Após nos organizarmos com as crianças sentadas em roda, espalharemos no chão as notas musicais (escritas). Contaremos uma história, que o Trem Musical buscará seus passageiros para viajar, mas teremos de ajudar as notas musicais a encontrar seus vagões. As crianças ajudarão a encontrar as notas. Uma criança será escolhida para cada nota ser colada nos vagões. Cada nota, ao ser localizada, será tocada no teclado. Após todas as notas serem coladas, juntamente com o som do teclado, as crianças juntamente com os bolsistas cantarão as notas em forma crescente e decrescente. Para finalizar, cada criança receberá seu trem musical (Xerox) e, com ajuda dos bolsistas, tentarão copiar as notas musicais que faltam nos vagões (pode-se organizar as crianças em duplas, para uma ajudar a outra). 
MATERIAIS NECESSÁRIOS: trem musical, fita adesiva, 20 cópias da atividade para as crianças.
DURAÇÃO: 40 minutos


BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
BRITO, Teca Alencar de.  Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Petrópolis, 2003. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário