TÍTULO DO PROGRAMA: Brincando
com as notas musicais.
PALAVRAS-CHAVE: Memorização. Notas musicais.
Concentração. Participação.
IDADE DO ALUNO: 6 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER
HOJE?
Estimular a
concentração e memorização das notas musicais e altura. Relembrar instrumentos
musicais.
Instigar a
participação do aluno nas atividades.
ATIVIDADE 1: Amarelinha
O QUE VEREMOS?
O primeiro aluno
posiciona-se na casa grave, lança sua pedra na casa “DÓ” da amarelinha. Depois
pula com os dois pés na casa “RÉ”, um pé na “MI”, dois pés na casa “FÁ”, repete
essa sequência até o “DÓ” agudo, depois deve girar e voltar do mesmo modo pegando
a pedra na casa dó.
Os alunos
organizados em fila; o primeiro aluno lança a pedra na casa “DÓ” e realiza a
sequência de pulos, em seguida, o segundo aluno lança a pedra na casa “RÉ”, e
assim, sucessivamente.
Obs: Todos ganharão
o prêmio ao final da atividade.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: Amarelinha confeccionada em papel pardo ou no chão da escola,
se possível.
DURAÇÃO: 20
minutos
ATIVIDADE 2: Caranguejo
O QUE VEREMOS?
Separar os alunos em duas
fileiras uma de frente pra outra. Uma fila será a do Caranguejo e a outra a do Peixe.
Os alunos vão representar usando máscaras. Primeiramente, todos cantarão para
relembrar a música. Depois, todos agachados, quando for cantada a palavra “caranguejo”,
os que estão com a máscara de caranguejo levantam com mão pra cima; quando for
cantada a palavra “peixe” os alunos com as máscaras de peixe é que levantam. Obedecerão
os comandos da letra (Batem palmas, batem pés no chão e fazem o giro com o
colega da frente).
C G7
Caranguejo
não é peixe,
C G7
Caranguejo
peixe é
C G7
C G7 C
Na enchente
da Maré.
Olha Palma,
palma, palma
Olha pé, pé.
Olha roda,
roda, roda
Caranguejo
peixe é.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Máscaras
de peixe e caranguejo confeccionados em cartolina. (Anexo 01)
DURAÇÃO: 20
minutos
ATIVIDADE 3: Complete a escada.
O QUE VEREMOS?
Será entregue aos alunos uma
folha contendo o desenho de uma escada com alguns nomes das notas musicais. Eles
deverão escrever os nomes nos degraus da escada, que estão faltando. (Anexo 02)
DURAÇÃO: 20
minutos
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
BRITO, Teca Alencar
de. Música
na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São
Paulo: Petrópolis, 2003.
CARVALHO, Alyson M.(org). O mundo social da criança natureza e cultura em ação. São Paulo:
Casa do psicólogo, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário