quarta-feira, 22 de maio de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 11


TÍTULO DO PROGRAMA: Brincando com as notas musicais.
PALAVRAS-CHAVE: Memorização. Notas musicais. Concentração. Participação.
IDADE DO ALUNO: 6 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Estimular a concentração e memorização das notas musicais e altura. Relembrar instrumentos musicais.
Instigar a participação do aluno nas atividades.

ATIVIDADE 1: Amarelinha
 O QUE VEREMOS?
O primeiro aluno posiciona-se na casa grave, lança sua pedra na casa “DÓ” da amarelinha. Depois pula com os dois pés na casa “RÉ”, um pé na “MI”, dois pés na casa “FÁ”, repete essa sequência até o “DÓ” agudo, depois deve girar e voltar do mesmo modo pegando a pedra na casa dó.
Os alunos organizados em fila; o primeiro aluno lança a pedra na casa “DÓ” e realiza a sequência de pulos, em seguida, o segundo aluno lança a pedra na casa “RÉ”, e assim, sucessivamente.
Obs: Todos ganharão o prêmio ao final da atividade.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Amarelinha confeccionada em papel pardo ou no chão da escola, se possível.
DURAÇÃO: 20 minutos


ATIVIDADE 2: Caranguejo
O QUE VEREMOS?
Separar os alunos em duas fileiras uma de frente pra outra. Uma fila será a do Caranguejo e a outra a do Peixe. Os alunos vão representar usando máscaras. Primeiramente, todos cantarão para relembrar a música. Depois, todos agachados, quando for cantada a palavra “caranguejo”, os que estão com a máscara de caranguejo levantam com mão pra cima; quando for cantada a palavra “peixe” os alunos com as máscaras de peixe é que levantam. Obedecerão os comandos da letra (Batem palmas, batem pés no chão e fazem o giro com o colega da frente).

C        G7
Caranguejo não é peixe,
C        G7
Caranguejo peixe é
C        G7
Caranguejo só é peixe,
C      G7    C
Na enchente da Maré.
Olha Palma, palma, palma
Olha pé, pé.
Olha roda, roda, roda
Caranguejo peixe é.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Máscaras de peixe e caranguejo confeccionados em cartolina. (Anexo 01)
DURAÇÃO: 20 minutos


ATIVIDADE 3: Complete a escada.
O QUE VEREMOS?
Será entregue aos alunos uma folha contendo o desenho de uma escada com alguns nomes das notas musicais. Eles deverão escrever os nomes nos degraus da escada, que estão faltando. (Anexo 02)
DURAÇÃO: 20 minutos

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
BRITO, Teca Alencar de.  Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Petrópolis, 2003.

CARVALHO, Alyson M.(org). O mundo social da criança natureza e cultura em ação. São Paulo: Casa do psicólogo, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário