PALAVRAS-CHAVE: Canto, expressão
corporal, interpretação e ritmo.
IDADE DO ALUNO: 6 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER
HOJE?
Cantar
exercitando a pronúncia e articulação da boca;
Interpretação instigando a inclusão e
desenvoltura;
Percussão corporal trabalhando os ritmos e
sons que podemos executar com nosso corpo.
ATIVIDADE 1: Confecção de instrumentos
Ensinar as crianças a
confeccionarem seus próprios instrumentos (tambor e chocalhos) com material
alternativo: latas, potes, copos plásticos e outros.
O QUE VEREMOS?
Confeccionar instrumentos percussivos
com material alternativo.
Sugestão de instrumentos: Chocalhos e
tambores.
Observação: Os instrumentos poderão ser coloridos, decorados com tinta guache (somente após a prática musical para dar tempo de secar o material), ou com colagem de figuras de revistas
Observação: Os instrumentos poderão ser coloridos, decorados com tinta guache (somente após a prática musical para dar tempo de secar o material), ou com colagem de figuras de revistas
Usando círculo para os (graves) e triângulo
para os (agudos). Escrever dentro dos desenhos a letra A (agudo) e G(grave).
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: copos, latas, fitas adesivas, grãos de arroz e feijão, tinta
guache para colorir os instrumentos sonoros, ou revistas para que recortem
imagens e colem em seus instrumentos, tesoura sem ponta e colas branca.
DURAÇÃO: 20
minutos
ATIVIDADE
2: Brincando com a voz
Memorizar a
melodia “Seu lobato tinha um sítio”. Depois mostrar aos alunos o som de alguns
animais e pedir que eles reproduzam o som que ouviram. Utilizaremos a melodia
da canção reproduzindo o som do animal no lugar da letra.
Podemos utilizar variações
como “todos juntos”, meninas, meninos e mistura de som de diferentes animais.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: Aparelho de som, gravação do som de alguns animais, entre eles
os que serão reproduzidos pelas crianças na música cantada.
DURAÇÃO: 15
minutos.
O QUE VEREMOS?
Cantiga de roda, timbre
comunicação interpretação
Cantamos:
D A7 D
Ciranda cirandinha,
vamos todos cirandar,
G D A7 D
Vamos dar a meia
volta, volta e meia vamos dar
D A7
D
O anel que tú me
destes era vidro e se quebrou,
G D A7 D
O amor que tu me
tinhas era pouco e se acabou
A música poderá
ser executada com encenação/performance teatral ou dança.
Variação 1
Organizar os alunos
em círculo, sendo que um deles fica no espaço fechado com a cartolina enquanto
os coleguinhas cantam o versinho abaixo, com a melodia da “ciranda cirandinha”.
EXEMPLO:
“Agora eu quero
ver a SUIANI adivinhar ... Ouça a voz do amiguinho que agora vai falar....”
Ao terminarem o
canto do verso, um colega fala ou canta uma frase para ser identificado.
POR EXEMPLO: “EU
AMO CANTAR!”.
Em seguida, depois
de descoberto a criança que falou passará para o espaço fechado com a
cartolina.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: Cartolina decorada para fechar o espaço aonde o aluno que vai
adivinhar permanecerá.
DURAÇÃO: 20
a 30 minutos.
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
Jeandot, N. Explorando
o Universo da Música. São Paulo, 2001.
Marsico, L. A criança no mundo da Música. Uma metodologia para educação musical
de crianças. Porto Alegre, 2003.
Swanwick, K. Ensinando Música Musicalmente. São Paulo, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário