quarta-feira, 10 de abril de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 05

TÍTULO DO PROGRAMA: Aprender Brincando
PALAVRAS-CHAVE: Canto, expressão corporal, interpretação e ritmo.
IDADE DO ALUNO: 6 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Cantar exercitando a pronúncia e articulação da boca;
 Interpretação instigando a inclusão e desenvoltura;
 Percussão corporal trabalhando os ritmos e sons que podemos executar com nosso corpo.

ATIVIDADE 1: Confecção de instrumentos
Ensinar as crianças a confeccionarem seus próprios instrumentos (tambor e chocalhos) com material alternativo: latas, potes, copos plásticos e outros.
O QUE VEREMOS?
Confeccionar instrumentos percussivos com material alternativo.
Sugestão de instrumentos: Chocalhos e tambores.
Observação: Os instrumentos poderão ser coloridos, decorados com tinta guache (somente após a prática musical para dar tempo de secar o material), ou com colagem de figuras de revistas
Usando círculo para os (graves) e triângulo para os (agudos). Escrever dentro dos desenhos a letra A (agudo) e G(grave).
MATERIAIS NECESSÁRIOS: copos, latas, fitas adesivas, grãos de arroz e feijão, tinta guache para colorir os instrumentos sonoros, ou revistas para que recortem imagens e colem em seus instrumentos, tesoura sem ponta e colas branca.
DURAÇÃO: 20 minutos

                                                                                                                                                               
ATIVIDADE 2: Brincando com a voz

O QUE VEREMOS?
Memorizar a melodia “Seu lobato tinha um sítio”. Depois mostrar aos alunos o som de alguns animais e pedir que eles reproduzam o som que ouviram. Utilizaremos a melodia da canção reproduzindo o som do animal no lugar da letra.
Podemos utilizar variações como “todos juntos”, meninas, meninos e mistura de som de diferentes animais.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Aparelho de som, gravação do som de alguns animais, entre eles os que serão reproduzidos pelas crianças na música cantada.
DURAÇÃO: 15 minutos.



 ATIVIDADE 3: Ciranda cirandinha... e quem está falando??
O QUE VEREMOS?
Cantiga de roda, timbre comunicação  interpretação
Cantamos:

 
   D                      A7    D                
Ciranda cirandinha, vamos todos cirandar,
       G          D              A7         D
Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar
     D                      A7         D   
O anel que tú me destes era vidro e se quebrou,
    G             D          A7            D
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou


A música poderá ser executada com encenação/performance teatral ou dança.

Variação 1
Organizar os alunos em círculo, sendo que um deles fica no espaço fechado com a cartolina enquanto os coleguinhas cantam o versinho abaixo, com a melodia da “ciranda cirandinha”.
EXEMPLO:
“Agora eu quero ver a SUIANI adivinhar ... Ouça a voz do amiguinho que agora vai falar....”

Ao terminarem o canto do verso, um colega fala ou canta uma frase para ser identificado.
POR EXEMPLO: “EU AMO CANTAR!”.

Em seguida, depois de descoberto a criança que falou passará para o espaço fechado com a cartolina.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Cartolina decorada para fechar o espaço aonde o aluno que vai adivinhar permanecerá.
DURAÇÃO: 20 a 30 minutos.


BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
Jeandot, N. Explorando o Universo da Música. São Paulo, 2001.
Marsico, L. A criança no mundo da Música. Uma metodologia para educação musical de crianças. Porto Alegre, 2003.
Swanwick, K. Ensinando Música Musicalmente. São Paulo, 2003.





Nenhum comentário:

Postar um comentário