TÍTULO
DO PROGRAMA: Aprendendo com
os sons
PALAVRAS-CHAVE: Altura. Timbre. Ritmo.
IDADE
DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER
HOJE?
Reconhecer as
alternâncias de altura, timbre (instrumental) e ritmo. Estimular a concentração
e a criação.
ATIVIDADE
1: Relembrando
O QUE VEREMOS?
Começar com uma
atividade para relembrar a aula anterior (alternâncias de intensidade, concentração,reconhecimento
de timbre e altura)
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Figura de instrumentos musicais,
apito.
DURAÇÃO: 5 minutos
O QUE VEREMOS?
1. Na
sala, posicione as crianças dividindo-as em duas fileiras, uma de frente
para outra.
2.
Explicar a importância da colaboração de todos.
3.
Mostrar para todos os alunos, as cartelas dos instrumentos, e embaralhar os
pares.
4.
Em seguida colocar uma cartela no chão, em frente de cada aluno, mas do lado
avesso para que não olhem no primeiro momento.
5. Ao
ouvirem o apito, os alunos deverão virar as cartelas e encontrar seus pares dando-lhes
as mãos.
6. Perguntar
para cada dupla qual é seu instrumento, para o conhecimento do timbre.
7. Apresentar aos alunos o áudio de
cada instrumento.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: Cartelas com figuras dos instrumentos musicais e áudio de cada
instrumento.
DURAÇÃO: 10
minutos
O QUE
VEREMOS?
Organizar os alunos em círculo.
No meio do círculo deverão permanecer quatro alunos com os olhos
vendados. Entre os alunos que estão no círculo, quatro deles (ou os professores)
deverão tocar instrumentos diferentes (Caxixi, pandeiro, triângulo, bumbo).
Os alunos sem instrumentos, dispostosno círculo deverão bater palmas
enquanto os alunos vendados deverão encontrar o instrumento designado para cada
um, apenas ouvindo o timbre do instrumento. Conforme os alunos encontrarem os instrumentos, deverão permanecer ao
lado deste até o último encontrar o seu. Após, oportunizar aos demais alunos que sejam vendados e vivenciem essa
experiência.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: 04 vendas para os olhos, instrumentos graves e agudos (Ex: Caxixi, pandeiro,
triângulo, bumbo)
DURAÇÃO: 10
minutos
Atividade
4: Pirulito que Bate-bate
O QUE VEREMOS?
Usaremos a cantiga
“Pirulito que bate-bate” para reconhecimento de altura, timbre e andamento.
Organizar os alunos em círculo. Todos deverão permanecer em pé.
Associar movimento com símbolo, vogal, ou seja:
Organizar os alunos em círculo. Todos deverão permanecer em pé.
Associar movimento com símbolo, vogal, ou seja:
E E A A O
Piru - lito que bate - ba - te
Piru - lito que bate - ba - te
Música:
C Dm
Pirulito que bate bate
G7 C
Pirulito que já bateu
Dm
Quem gosta de mim é ela
G7 C
Quem gosta dela sou eu
Sugestão
de variação:
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: quadro e giz (para desenhar as formas) ou formas recortadas em
papel e fita adesiva para prender no quadro.
DURAÇÃO: 10
minutos
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
SOUZA, Jusamara (Org.). Livro
de música para escola: uma bibliografia comentada. Porto Alegre: PPGMúsica
UFRGS, 1997. (Série Estudos, 3).
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