segunda-feira, 1 de abril de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 03

TÍTULO DO PROGRAMA: Aprendendo com os sons
PALAVRAS-CHAVE: Altura. Timbre. Ritmo.
IDADE DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Reconhecer as alternâncias de altura, timbre (instrumental) e ritmo. Estimular a concentração e a criação.

ATIVIDADE 1:  Relembrando
O QUE VEREMOS?
Começar com uma atividade para relembrar a aula anterior (alternâncias de intensidade, concentração,reconhecimento de timbre e altura)

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Figura de instrumentos musicais, apito.
DURAÇÃO: 5 minutos


ATIVIDADE 2:  Timbre dos Instrumentos Musicais
O QUE VEREMOS?
1. Na sala,  posicione as crianças dividindo-as em duas fileiras, uma de frente para outra.
2. Explicar a importância da colaboração de todos.
3. Mostrar para todos os alunos, as cartelas dos instrumentos, e embaralhar os pares.
4. Em seguida colocar uma cartela no chão, em frente de cada aluno, mas do lado avesso para que não olhem no primeiro momento.
5. Ao ouvirem o apito, os alunos deverão virar as cartelas e encontrar seus pares dando-lhes as mãos.
6. Perguntar para cada dupla qual é seu instrumento, para o conhecimento do timbre.
7. Apresentar aos alunos o áudio de cada instrumento.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Cartelas com figuras dos instrumentos musicais e áudio de cada instrumento.
DURAÇÃO: 10 minutos


Atividade 3: De onde vem esse som?
O QUE VEREMOS? 
Organizar os alunos em círculo.
    No meio do círculo deverão permanecer quatro alunos com os olhos vendados. Entre os alunos que estão no círculo, quatro deles (ou os professores) deverão tocar instrumentos diferentes (Caxixi, pandeiro, triângulo, bumbo).
    Os alunos sem instrumentos, dispostosno círculo deverão bater palmas enquanto os alunos vendados deverão encontrar o instrumento designado para cada um, apenas ouvindo o timbre do instrumento. Conforme os alunos encontrarem os instrumentos, deverão permanecer ao lado deste até o último encontrar o seu. Após, oportunizar aos demais alunos que sejam vendados e vivenciem essa experiência.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: 04 vendas para os olhos, instrumentos graves e agudos (Ex: Caxixi, pandeiro, triângulo, bumbo)
DURAÇÃO: 10 minutos


Atividade 4: Pirulito que Bate-bate

O QUE VEREMOS?
Usaremos a cantiga “Pirulito que bate-bate” para reconhecimento de altura, timbre e andamento.
Organizar os alunos em círculo. Todos deverão permanecer em pé.
Associar movimento com símbolo, vogal, ou seja:

A = batida de palmas
E = batida de pé
O = batida de mãos nas coxas
E           E                      A               A              O
  Piru  -     lito      que      bate    -    ba    -     te

Música:
      C             Dm
Pirulito que bate bate
    G7            C
Pirulito que já bateu
                    Dm
Quem gosta de mim é ela
        G7          C
Quem gosta dela sou eu












Sugestão de variação:






Alterar a ordem das formas. Oportunizar aos alunos que eles criem essa ordem.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: quadro e giz (para desenhar as formas) ou formas recortadas em papel e fita adesiva para prender no quadro.
DURAÇÃO: 10 minutos


BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
SOUZA, Jusamara (Org.).  Livro de música para escola: uma bibliografia comentada. Porto Alegre: PPGMúsica UFRGS, 1997. (Série Estudos, 3).



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