TÍTULO
DO PROGRAMA: Se essa rua
fosse minha...
PALAVRAS-CHAVE: Altura. Intensidade. Andamento
IDADE
DO ALUNO: 6 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER
HOJE?
Reconhecer as
alternâncias de intensidade. Estimular a concentração e a memória. Estimular o
trabalho coletivo.
ATIVIDADE
1: Limpeza de Ouvidos
O QUE VEREMOS?
Para iniciar as atividades do dia, propor um
momento de “limpeza dos ouvidos”. Pedir aos alunos que ouçam uma música com
sons da natureza e identifiquem que sons há na música. O professor deverá
anotar no quadro o que os alunos identificarem para comentar posteriormente.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Música com sons da natureza
DURAÇÃO: 5 minutos
O QUE VEREMOS?
A regra da brincadeira do “morto ou vivo”, consiste
em baixar-se ao ouvir a ordem do condutor da brincadeira dizendo “morto”, e
levantar-se ao ouvir o mesmo dizendo “vivo”.
Adaptando para as aulas de musicalização, transferir essa ordem para os
sons utilizando algum instrumento. Ao som grave os participantes devem se abaixar,
“morto”, e ao som agudo levantar-se, “vivo”. Pode-se usar instrumentos como a
flauta doce ou Instrumentos de percussão como um surdo e uma caixa.
Cuidado: Evitar inverter a ordem dos sons
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: Instrumentos que ressoem sons graves e instrumento que produza
sons agudos ex.: pandeiro e bumbo
DURAÇÃO: 5 minutos
Sugestão:
Dividir a turma em dois grupos:
Um será regido pelo bumbo, outro pelo
pandeiro Ao som do pandeiro, o grupo caminha para frente até o pandeiro parar
de tocar. Ao som do bumbo o outro grupo caminha para trás até o som parar. Em
dado momento os dois instrumentos tocam e os dois grupos andam, um para frente
e outro para trás.
Observação: Cada instrumento deverá ser
executado por um sujeito diferente, inclusive podendo ser as próprias crianças,
após já realizada a atividade sob condução do professor.
Atividade
3: Cantiga de Roda “Nesta Rua
AM
SE
ESTA RUA,
E7
SE
ESTA RUA FOSSE MINHA
AM
EU MANDAVA,
EU MANDAVA,
E7
EU MANDAVA LADRILHAR
AM
DM
COM
PEDRINHAS, COM PEDRINHAS DE BRILHANTE
E7 AM
PARA
O MEU, PARA O MEU AMOR PASSAR.
NESTA
RUA
E7
NESTA
RUA TEM UM BOSQUE
QUE SE CHAMA
AM
QUE
SE CHAMA SOLIDÃO
DENTRO
DELE
A7 DM
DENTRO
DELE MORA UM ANJO
AM
QUE
ROUBOU
E7 AM
QUE
ROUBOU MEU CORAÇÃO
Obs.: usar figuras para memorização.
O QUE VEREMOS?
Falar sobre Origem das Cantigas e sobre o Compositor da peça “Nesta Rua”.
Cantar e tocar a cantiga, trabalhando a memorização dos alunos a cada frase.
Perguntar a turma: A música é alegre ou triste? Por que? E identificar as partes graves e agudas da canção
Entregar aos alunos figuras de Rua, Pedras, Bosque, Anjo, Coração (Anexo 01). Entregar para cinco alunos, os quais deverão erguer as figuras no momento em que a palavra correspondente for cantada.
Observação: No lugar das figuras prontas, pode-se solicitar aos alunos que desenhem esses elementos, assim todos deverão desenhar e erguer as figuras no momento em que a palavra correspondente for cantada.
Dividir a turma em dois grupos: Um canta a primeira estrofe, e o outro a segunda. Depois inverte.
Falar sobre Origem das Cantigas e sobre o Compositor da peça “Nesta Rua”.
Cantar e tocar a cantiga, trabalhando a memorização dos alunos a cada frase.
Perguntar a turma: A música é alegre ou triste? Por que? E identificar as partes graves e agudas da canção
Entregar aos alunos figuras de Rua, Pedras, Bosque, Anjo, Coração (Anexo 01). Entregar para cinco alunos, os quais deverão erguer as figuras no momento em que a palavra correspondente for cantada.
Observação: No lugar das figuras prontas, pode-se solicitar aos alunos que desenhem esses elementos, assim todos deverão desenhar e erguer as figuras no momento em que a palavra correspondente for cantada.
Dividir a turma em dois grupos: Um canta a primeira estrofe, e o outro a segunda. Depois inverte.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: Histórico sobre
Cantigas e sobre o Compositor da peça. Figuras de Rua – Pedras – Bosque – Anjo – Coração ou folhas em branco,
lápis de cor ou giz de cera. Acompanhamento de violão.
DURAÇÃO: 30 minutos.
Atividade 5: Desvendando sons
O
QUE VEREMOS?
Organizar os alunos em uma roda ou meia-lua
e vendar os olhos de um aluno. Entregar um objeto sonoro a outro que se
posicionará em algum lugar da sala e produza som com esse objeto. O aluno que
está com os olhos vendados deverá encontrar o objeto que está sendo executado,
enquanto os outros cantam a canção “Nesta Rua”. Quanto mais próximo do objeto o
aluno chegar mais alto o grupo deverá cantar. Passar a
venda para todos os alunos realizarem o exercício.
Dica: Sugerir para os alunos baterem palma
no ritmo da música.
Exemplo de variação:
Exemplo de variação:
Poderão
ser utilizados dois instrumentos soando ao mesmo tempo e dois alunos vendados,
procurando cada um o seu objeto sonoro, principalmente quando a turma for
maior, pois assim, garantir-se-á a participação de todos.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: Venda e um objeto sonoro.
DURAÇÃO: 15 minutos
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
CARVALHO, Alyson
M.(org). O mundo social da criança
natureza e cultura em ação. São Paulo: Casa do psicólogo, 1999.
MAFFIOLETTI, L. Cantigas de Roda. 7. ed. Porto Alegre:
Magister LTDA. 1995. 123 p.
MARIZ,
Vasco. Heitor Villa-Lobos Compositor Brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar
Editores S.A., 1983.
Nenhum comentário:
Postar um comentário