sábado, 23 de março de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 02


TÍTULO DO PROGRAMA: Se essa rua fosse minha...
PALAVRAS-CHAVE: Altura. Intensidade. Andamento
IDADE DO ALUNO: 6 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Reconhecer as alternâncias de intensidade. Estimular a concentração e a memória. Estimular o trabalho coletivo.

ATIVIDADE 1: Limpeza de Ouvidos
O QUE VEREMOS?
Para iniciar as atividades do dia, propor um momento de “limpeza dos ouvidos”. Pedir aos alunos que ouçam uma música com sons da natureza e identifiquem que sons há na música. O professor deverá anotar no quadro o que os alunos identificarem para comentar posteriormente.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Música com sons da natureza
DURAÇÃO: 5 minutos

 ATIVIDADE 2: Morto ou vivo com os sons graves e agudos
O QUE VEREMOS?
A regra da brincadeira do “morto ou vivo”, consiste em baixar-se ao ouvir a ordem do condutor da brincadeira dizendo “morto”, e levantar-se ao ouvir o mesmo dizendo “vivo”.  Adaptando para as aulas de musicalização, transferir essa ordem para os sons utilizando algum instrumento. Ao som grave os participantes devem se abaixar, “morto”, e ao som agudo levantar-se, “vivo”. Pode-se usar instrumentos como a flauta doce ou Instrumentos de percussão como um surdo e uma caixa.
Cuidado: Evitar inverter a ordem dos sons 
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Instrumentos que ressoem sons graves e instrumento que produza sons agudos ex.: pandeiro e bumbo
DURAÇÃO: 5 minutos
Sugestão:

Dividir a turma em dois grupos:
Um será regido pelo bumbo, outro pelo pandeiro Ao som do pandeiro, o grupo caminha para frente até o pandeiro parar de tocar. Ao som do bumbo o outro grupo caminha para trás até o som parar. Em dado momento os dois instrumentos tocam e os dois grupos andam, um para frente e outro para trás.
Observação: Cada instrumento deverá ser executado por um sujeito diferente, inclusive podendo ser as próprias crianças, após já realizada a atividade sob condução do professor.


Atividade 3: Cantiga de Roda “Nesta Rua

               AM                                         
SE ESTA RUA,
                                         E7
SE ESTA RUA FOSSE MINHA
                  AM     
EU MANDAVA,
                                         E7
 EU MANDAVA LADRILHAR
                 AM                                                             DM
COM PEDRINHAS, COM PEDRINHAS DE BRILHANTE
                    E7                                        AM   
PARA O MEU, PARA O MEU AMOR PASSAR.

AM
NESTA RUA
E7
NESTA RUA TEM UM BOSQUE
 QUE SE CHAMA
AM
QUE SE CHAMA SOLIDÃO
DENTRO DELE
A7                       DM
DENTRO DELE MORA UM ANJO
AM
QUE ROUBOU
E7                          AM
QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO







Obs.: usar figuras para memorização.


O QUE VEREMOS?
Falar sobre Origem das Cantigas e sobre o Compositor da peça “Nesta Rua”. 
Cantar e tocar a cantiga, trabalhando a memorização dos alunos a cada frase.
Perguntar a turma: A música é alegre ou triste? Por que? E identificar as partes graves e agudas da canção
Entregar aos alunos figuras de Rua, Pedras, Bosque, Anjo, Coração (Anexo 01). Entregar para cinco alunos, os quais deverão erguer as figuras no momento em que a palavra correspondente for cantada.

Observação: No lugar das figuras prontas, pode-se solicitar aos alunos que desenhem esses elementos, assim todos deverão desenhar e erguer as figuras no momento em que a palavra correspondente for cantada.
Dividir a turma em dois grupos: Um canta a primeira estrofe, e o outro a segunda. Depois inverte.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:  Histórico sobre Cantigas e sobre o Compositor da peça. Figuras de Rua – Pedras – Bosque – Anjo – Coração ou folhas em branco, lápis de cor ou giz de cera. Acompanhamento de violão.
DURAÇÃO: 30 minutos.


Atividade 5: Desvendando sons
O QUE VEREMOS?
Organizar os alunos em uma roda ou meia-lua e vendar os olhos de um aluno. Entregar um objeto sonoro a outro que se posicionará em algum lugar da sala e produza som com esse objeto. O aluno que está com os olhos vendados deverá encontrar o objeto que está sendo executado, enquanto os outros cantam a canção “Nesta Rua”. Quanto mais próximo do objeto o aluno chegar mais alto o grupo deverá cantar. Passar a venda para todos os alunos realizarem o exercício.
Dica: Sugerir para os alunos baterem palma no ritmo da música.

Exemplo de variação:
Poderão ser utilizados dois instrumentos soando ao mesmo tempo e dois alunos vendados, procurando cada um o seu objeto sonoro, principalmente quando a turma for maior, pois assim, garantir-se-á a participação de todos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Venda e um objeto sonoro.
DURAÇÃO: 15 minutos


BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

CARVALHO, Alyson M.(org). O mundo social da criança natureza e cultura em ação. São Paulo: Casa do psicólogo, 1999.
MAFFIOLETTI, L. Cantigas de Roda. 7. ed. Porto Alegre: Magister LTDA. 1995. 123 p.
MARIZ, Vasco. Heitor Villa-Lobos Compositor Brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores S.A., 1983.


Nenhum comentário:

Postar um comentário