FREIRE, Paulo. Pedagogia da
Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23.ed. São
Paulo: Paz e Terra, 2002.
Resumo
elaborado por Isabel Nercolini Ceron
De uma coisa, qualquer texto
necessita: que o leitor ou a leitora a ele se entregue de forma crítica,
crescentemente curiosa.
(Paulo Freire, 2002, p. 22)
Cada ser é único e
possui suas necessidades, suas vivências, suas experiências que devem ser consideradas
pela sua individualidade. Em seu livro, Freire fala sobre o respeito à
dignidade e à autonomia do educando, desde a criança até o adulto. Para que
esse respeito seja efetivo a ação pedagógica precisa estar aberta às mudanças e
atenta ao ritmo de cada educando no processo de aprendizagem. A prática docente
precisa estar em constante reflexão visando a aprendizagem significativa do
educando, auxiliando na conquista de sua autonomia. A questão da formação
docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da
autonomia do ser dos educandos é a temática central em torno que gira este
texto. (FREIRE, 2002, p. 14). Freire também traz para discussão a “ética”.
Segundo ele, a ética “é a que se sabe afrontada na manifestação discriminatória
de raça, de gênero, de classe.” (FREIRE, 2002, p. 17). De acordo com ele, o
preparo científico do professor coincide com sua retidão ética. Formação
científica, correção ética, respeito aos outros, coerência, capacidade de viver
e de aprender com o diferente, [...] são obrigações a cujo cumprimento devemos
humilde mas perseverantemente nos dedicar. (FREIRE, 2002, p. 18). O educador precisa ter paixão por
aquilo que faz, fazendo da sua prática docente o incentivo aos educandos pela
busca do conhecimento, pela pesquisa. Deste modo, os educandos tornam-se donos
de sua caminhada, autônomos em suas atitudes e ideias. O educador precisa dar
condições para o educando refletir, para que possa perceber que sua vida não
está determinada e que ele pode reinventar as condições em que vive por meio de
sua perseverança, da curiosidade, da confiança em si e de sua esperança. “Esta
é uma das significativas vantagens dos seres humanos – a de se terem tornado
capazes de ir mais além de seus condicionamentos” (FREIRE, 2002, p. 28).
Nenhum comentário:
Postar um comentário