sábado, 16 de março de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 01

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL
PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


TÍTULO DO PROGRAMA: DESCOBRINDO SONS
PALAVRAS-CHAVE: Intensidade. Sonoridade. Vogais.
IDADE DO ALUNO: 6 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Reconhecer as alternâncias de intensidade presentes nas obras musicais. Estimular a concentração e o reconhecimento de sons do cotidiano. Apresentar as vogais aos alunos.

ATIVIDADE 1: Primavera
O QUE VEREMOS?
Audição do primeiro movimento do Concerto n.01 La Primavera, da Obra Le Quattro Stagioni (As quatros estações), do compositor Antonio Vivaldi.
Os alunos deverão ouvir a peça em silêncio e prestar atenção na mudança de intensidade (volume) que há na mesma. Ao término perguntar aos alunos se conseguiram perceber essa mudança.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Aparelho de som. Gravação da Obra Le Quattro Stagioni (As quatros estações), do compositor Antonio Vivaldi.
DURAÇÃO: 6 a 8 minutos


ATIVIDADE 2: Mundo Sonoro
O QUE VEREMOS?
Diferença entre sons fortes e fracos. Apresentar aos alunos desenhos e sons de objetos, animais, máquinas, que emitam sons fortes e fracos, por meio de aparelhos eletrônicos, instrumentos musicais e objetos do ambiente escolar. Pedir para que reconheçam o som apontando quais são fortes e fracos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Aparelho de som, figuras, desenhos de objetos animais, e gravação de diversos sons/sonoridades.
DURAÇÃO: 8 a 15 minutos

ATIVIDADE 3: O instrumento Regente
O QUE VEREMOS?
Nesta atividade os instrumentos serão o regente. Com dois instrumentos com intensidade distinta, um com som forte e outro com som fraco (pandeiro e chocalho, por exemplo):
Os alunos devem caminhar pela sala seguindo o comando desses instrumentos:
- Ao som do pandeiro: andam para frente;
 - Ao som do chocalho: andam para trás.
Quando ficar fácil, acrescentar alterações como:
- Ao som forte os alunos devem pular antes de caminhar;
- Ao som fraco encostam as mãos no chão antes de andar para trás.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: 01 pandeiro e 01 chocalho.
DURAÇÃO: 8 a 10 minutos



ATIVIDADE 4: “O” crescente
O QUE VEREMOS?
Em pé com os braços rente ao corpo, os alunos entoam num som longo a vogal “O”. O som deve começar suavemente e aumentar gradativamente e simultaneamente os braços subirem até a altura do ombro.
Assim que os alunos estiverem executando a atividade com certa facilidade, propor fazer o contrário. O som começando forte, os braços esticados na altura dos ombros, descendo até juntar ao corpo, diminuindo o com do “O”.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Quadro negro e giz
DURAÇÃO:  5 a 7 minutos


ATIVIDADE 5: Brincadeira do AAAAA!!
Em um folha de papel grande anotar cada uma das sequências do anexo 1 e distribuir no chão da sala. Ler o que está escrito nelas de forma que os alunos consigam relacionar o que você leu com a grafia. Quanto menor a letra, mais fraco (piano) deve ser o som, e quanto maior for a letra mais forte (forte) o som. Fazer com que cada um pegue uma folha destas e depois a reproduza com a voz.
Observação: Esta atividade pode ser realizada em grupos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Sequencias do anexo 01
DURAÇÃO: 8 a 10 minutos.


ATIVIDADE 6: Palminhas
Entoar a cantiga de Roda “Palminhas”. Gravar a melodia e letra cantando diversas vezes a peça. A coreografia da roda segue o comando da letra da cantiga, batendo palmas no ritmo, usar dinâmica de intensidade quando assim pedir a letra, Exemplo: se a música pede forte, canta-se alto e bate palma alto, e se pede fraco, canta-se baixo e bate palma baixo.
Pode ser também com as crianças sentadas em círculo.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Violão; Partitura da música, anexo 2.
DURAÇÃO: 10 a 15 minutos.

 
AVALIAÇÃO
Observar se os alunos conseguem diferenciar a alternância de intensidade a cada atividade realizada e o grau de dificuldade para esse aprendizado.


BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

MAFFIOLETTI, L. Cantigas de Roda. 7. ed. Porto Alegre: Magister LTDA. 1995. 123 p.
MEDEIROS, A. E. Música: Solução para dez desafios do professor, 1° ao 3° ano do ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2011, 96 p.

2 comentários:

  1. É muito compensador trabalhar com essas crianças, confesso que subestimei a capacidade delas, teve algumas atividades a qual achei que ia ser difícil de fazer as crianças compreenderem, mas foi apenas o meu pensamento errático, é espantoso a capacidade que eles tem, isso é muito gratificante...Fica a sujestão para quem trabalha com educação musical não pode deixar de ter esta satisfação de ter o contato com crianças dessa idade.

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  2. Concordo com você Fabrício, é gratificante demais trabalhar com estudantes nessa faixa etária, sem contar com a enorme capacidade de compreensão que possuem. Isso faz com que nós educadores continuemos acreditar que é possível realizar um trabalho de qualidade, e porque não com a música?

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