quinta-feira, 18 de abril de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 06

TÍTULO DO PROGRAMA: Brincando com o som do corpo
PALAVRAS-CHAVE: Composição. Improvisação. Elementos da música.
IDADE DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Esta atividade desenvolve a atenção da criança, o conhecimento do esquema corporal, a noção de andamento e ritmo.

ATIVIDADE 1:  Batidas no corpo
O QUE VEREMOS?
A brincadeira “atenção-concentração”  é  usada  para  explorar  batidas  com  as  mãos  em  diferentes  partes  do  corpo. Quando  se  fala  atenção, bate-se palma  três  vezes; sem perder o ritmo, diz-se concentração e batem-se mais três palmas. Faça assim algumas vezes. A seguir no mesmo ritmo, peça:


Ø  Batam palmas    ***;
Ø  Batam nas coxas   ***;
Ø  Batam no rosto    ***;
Ø  Batam os pés    ***;
Ø  Batam na barriga   ***;
Ø  Batam no peito   ***;

E assim por diante. Para criar maior dificuldade, faça a atividade cada vez mais rápido.
Se a criança encontrar dificuldade em bater o ritmo, o professor poderá bater suavemente o ritmo no ombro ou na palma da mão da criança.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: nenhum
DURAÇÃO: 10 minutos.


ATIVIDADE 2: As caixas de som de Maria Montessori
O QUE VEREMOS?
Esta atividade envolve as noções de classificação e seriação. Com 8  vidros, latas ou caixinhas iguais, pinte 4 de vermelho e 4 de azul, de tal forma que não seja possível ver o eles contém. No primeiro par (azul e vermelho) cinco alfinetes em cada um; no segundo, coloque três grãos de arroz ou feijão; no terceiro dois botões; no quarto, três preguinhos. Misture os vidrinhos. A criança vai sacudi-los e descobrirá através do som, o vidro vermelho corresponde ao azul. Mais tarde a atividade pode ser complicada; o professor pede à criança que, além de formar os pares, arrume os vidrinhos formando  uma escadinha de sons, ou seja, indo do mais grave para o mais agudo.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: 08 vidros (cuidar para não quebrar e as crianças se machucarem), latas ou caixinhas
DURAÇÃO: 20 minutos















ATIVIDADE 3:  Batendo palmas com pausas
O QUE VEREMOS?
A pausa, na música, é um momento de silêncio. Acompanhar uma música com batidas de palmas. Iniciando com batidas regulares:  /   /   /   /; depois comece a introduzir as pausas: peça duas batidas regulares, uma escondida, uma batida regular:  /   /       /.
Para fazer a pausa, em lugar de bater palmas, as mãos são fechadas, sem perder o ritmo.

Variação:
 As pausas também podem ser feitas em lugar previamente combinado, como, por exemplo, em determinadas sílabas ou palavras dentro de uma música. Por exemplo: Cantar “Capelinha de Melão”, e na hora de cantar a palavra João, fazer pausa.
C                                                                                      Dm
Ca   pe  li-  nha   de  me-   lão    É de São  jo-   ão   É  de  cravo  é  de
G7                                                          C
Ro-  sa  É   de  man-  je     ri-       cão.
 C                                                                          Dm
São  jo-  ão   esta  dor-  min-  do   Não  me  ou-  ve ,   não.
                                     G7                     C
Acordai,  acordai,  acordai  jo-   ão.

Esta atividade favorece a aprendizagem do ritmo, a atenção e o controle gestual.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: instrumento para acompanhar a melodia
DURAÇÃO: 15 minutos


ATIVIDADE 4: Capelinha de Melão
O QUE VEREMOS?  
1) Cantar a peça com as crianças permitindo que elas memorizem a letra.
2) Trabalhar a música com coreografia da seguinte forma:
Em duplas: Com mãos dadas, um de frente para o outro, faremos a ponte por onde os demais colegas passarão (por baixo). Na parte “São João está dormindo não me ouve  não”, fechar o colega que estava no sob a ponte e libera-lo somente quando cantarmos “Acordai, acordai, acordai João”. Trocar as duplas e continuar a brincadeira.
3) Cantar a música fazendo pausa quando cantarmos a palavra João. Ao invés de cantar a palavra batemos duas palmas.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário