PALAVRAS-CHAVE: Composição. Improvisação. Elementos da música.
IDADE
DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER
HOJE?
Esta atividade
desenvolve a atenção da criança, o conhecimento do esquema corporal, a noção de
andamento e ritmo.
O QUE VEREMOS?
A brincadeira “atenção-concentração” é
usada para explorar
batidas com as
mãos em diferentes
partes do corpo. Quando se
fala atenção, bate-se palma
três vezes; sem perder o ritmo,
diz-se concentração e batem-se mais
três palmas. Faça assim algumas vezes. A seguir no mesmo ritmo, peça:
Ø Batam
palmas ***;
Ø Batam
nas coxas ***;
Ø Batam
no rosto ***;
Ø Batam
os pés ***;
Ø Batam
na barriga ***;
Ø Batam
no peito ***;
E assim por
diante. Para criar maior dificuldade, faça a atividade cada vez mais rápido.
Se a criança
encontrar dificuldade em bater o ritmo, o professor poderá bater suavemente o
ritmo no ombro ou na palma da mão da criança.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: nenhum
DURAÇÃO: 10
minutos.
ATIVIDADE 2: As caixas de
som de Maria Montessori
O QUE VEREMOS?
Esta atividade envolve as
noções de classificação e seriação. Com 8 vidros, latas ou caixinhas iguais, pinte 4 de
vermelho e 4 de azul, de tal forma que não seja possível ver o eles contém. No
primeiro par (azul e vermelho) cinco alfinetes em cada um; no segundo, coloque
três grãos de arroz ou feijão; no terceiro dois botões; no quarto, três preguinhos.
Misture os vidrinhos. A criança vai sacudi-los e descobrirá através do som, o
vidro vermelho corresponde ao azul. Mais tarde a atividade pode ser complicada;
o professor pede à criança que, além de formar os pares, arrume os vidrinhos
formando uma escadinha de sons, ou seja,
indo do mais grave para o mais agudo.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: 08 vidros (cuidar para não quebrar e as crianças se machucarem),
latas ou caixinhas
DURAÇÃO: 20 minutos
ATIVIDADE 3: Batendo
palmas com pausas
O QUE VEREMOS?
A pausa, na música, é um
momento de silêncio. Acompanhar uma música com batidas de palmas. Iniciando com
batidas regulares: / /
/ /; depois comece a introduzir
as pausas: peça duas batidas regulares, uma escondida, uma batida regular: /
/ /.
Para fazer a pausa, em lugar
de bater palmas, as mãos são fechadas, sem perder o ritmo.
Variação:
As pausas também podem ser feitas em lugar
previamente combinado, como, por exemplo, em determinadas sílabas ou palavras
dentro de uma música. Por exemplo: Cantar “Capelinha de Melão”, e na hora de
cantar a palavra João, fazer pausa.
C Dm
Ca pe
li- nha de
me- lão É de São
jo- ão É
de cravo é de
G7 C
Ro- sa
É de man-
je ri- cão.
C Dm
São jo-
ão esta dor-
min- do Não
me ou- ve ,
não.
G7 C
Acordai, acordai,
acordai jo- ão.
Esta atividade favorece a
aprendizagem do ritmo, a atenção e o controle gestual.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: instrumento para acompanhar a melodia
DURAÇÃO: 15
minutos
ATIVIDADE 4: Capelinha de Melão
O QUE VEREMOS?
1) Cantar a peça com as
crianças permitindo que elas memorizem a letra.
2) Trabalhar a música com coreografia da seguinte forma:
Em duplas: Com mãos dadas, um
de frente para o outro, faremos a ponte por onde os demais colegas passarão (por
baixo). Na parte “São João está dormindo
não me ouve não”, fechar o colega
que estava no sob a ponte e libera-lo somente quando cantarmos “Acordai, acordai, acordai João”. Trocar
as duplas e continuar a brincadeira.
3) Cantar a música fazendo
pausa quando cantarmos a palavra João. Ao invés de cantar a palavra batemos
duas palmas.
BIBLIOGRAFIA
UTILIZADA
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da
música. São Paulo: Scipione, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário