PALAVRAS-CHAVE: Som. Corpo. Ritmo.
IDADE
DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER
HOJE?
Essa aula tem por
objetivo construir coletivamente um conceito para ritmo, bem como verificar a
possibilidade de produzirmos sons de qualquer lugar ou objeto, inclusive do
corpo.
O QUE VEREMOS?
Começar com uma
atividade para relembrar a aula anterior: Mapa Sonoro.
Pedir para uma
criança ser voluntaria e desenhar o contorno do corpo dela em um papel. Após
vendar os olhos de outra criança que deverá ouvir o som tocado pelas demais
(batidas de palmas, pés, coxas ou outras do corpo) e adivinhar qual parte está
sendo tocada. Tirar a venda e assinalar a parte executada no corpo desenhado no
papel.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
DURAÇÃO: 10 minutos
ATIVIDADE 2: Ritmo é...
O QUE VEREMOS?
Organizar os alunos em círculo
e questioná-los sobre o que entendem por ritmo?
Deixar que
respondam livremente e finalizar com o conceito de Ritmo explicando “ritmo é
uma sequência de movimentos ou sons que se repetem”.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: nenhum
DURAÇÃO: 5 minutos
ATIVIDADE 3: Apreciando diferentes execuções musicais
Apresentar as gravações
audiovisuais de:
a) Fanfarra
b) Beat box
c) Grupo Barbatuque
Após a apreciação
questionar os alunos sobre:
O que foi visto no
vídeo? O que eles estavam fazendo? Como alguns sons foram produzidos? (Neste
momento, o professor deverá encaminhar a discussão para que os alunos
compreendam que existem várias formas rítmicas além das musicais).
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: gravações audiovisuais sobre o assunto
DURAÇÃO: 20
minutos
ATIVIDADE 4: "Criando Sons "
O QUE VEREMOS?
Pedir aos alunos que,
individualmente, criem sons com o próprio corpo. Após, cada um deverá
apresentar o som criado para que os
outros o imitem.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: nenhum
DURAÇÃO: 15 minutos
ATIVIDADE 5: “Entrando no ritmo”
O QUE VEREMOS?
Organizar os alunos em
círculo. Um aluno deverá realizar um movimento (sílaba rítmica); o aluno a sua
esquerda deve realizar o movimento do colega e criar um novo, e assim
sucessivamente.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: nenhum
DURAÇÃO: 10 minutos
ATIVIDADE 6: Meu pezinho
Contextualizar a origem da música e compositor.
Contextualizar a origem da música e compositor.
Ai bo-ta a- aqui, ai
bo-ta a- li O seu
pe- zi- nho
C
O seu pe-
zi- nho bem
jun- ti- nho com
o meu
G7
C
E de-
pois não vá
di- zer que
vo- cê se
ar- re- pen- deu
2) Cantar a peça com as
crianças permitindo que elas memorizem a letra.
3) Trabalhar a música com coreografia da seguinte forma:
Em duplas, um de frente para o outro de mãos
dadas deverão movimentar-se conforme a letra da música:
AI BOTA AQUI, AI BOTA ALI O SEU PEZINHO. O SEU PEZINHO
BEM JUNTINHO COM O MEU.
(Colocar o pé direito para a frente tocando no pé
direito do outro colegas, e depois inverte os pés esquerdos, sucessivamente)
E DEPOIS NÃO VAI DIZER QUE VOCÊ JÁ ME ESQUECEU. E
DEPOIS NÃO VAI DIZER QUE VOCÊ JÁ ME ESQUECEU.
(Com braços engatados rodam para um lado e depois para
o outro quando inicia a repetição da frase)
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: gravação da música e aparelho de som.
DURAÇÃO: 20 minutos
BIBLIOGRAFIA
UTILIZADA
SOUZA,
Jusamara (Org.). Livro de música para escola: uma bibliografia Comentada. Porto Alegre: PPGMúsica UFRGS, 1997.
(Série Estudos, 3).
Fanfarra: http://www.youtube.com/watch?v=x1Wd8kEg2DQ
Beat box: http://www.youtube.com/watch?v=5i7eQxOt0Sk
Grupo Barbatuque: http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo
Fanfarra: http://www.youtube.com/watch?v=x1Wd8kEg2DQ
Beat box: http://www.youtube.com/watch?v=5i7eQxOt0Sk
Grupo Barbatuque: http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo
Nenhum comentário:
Postar um comentário