sábado, 6 de abril de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 04











TÍTULO DO PROGRAMA: Brincando com o som do corpo
PALAVRAS-CHAVE: Som. Corpo. Ritmo.
IDADE DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Essa aula tem por objetivo construir coletivamente um conceito para ritmo, bem como verificar a possibilidade de produzirmos sons de qualquer lugar ou objeto, inclusive do corpo.





ATIVIDADE 1:  Relembrando
O QUE VEREMOS?
Começar com uma atividade para relembrar a aula anterior: Mapa Sonoro.
Pedir para uma criança ser voluntaria e desenhar o contorno do corpo dela em um papel. Após vendar os olhos de outra criança que deverá ouvir o som tocado pelas demais (batidas de palmas, pés, coxas ou outras do corpo) e adivinhar qual parte está sendo tocada. Tirar a venda e assinalar a parte executada no corpo desenhado no papel.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
DURAÇÃO: 10 minutos


 ATIVIDADE 2: Ritmo é...

O QUE VEREMOS?
Identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre ritmo.
Organizar os alunos em círculo e questioná-los sobre o que entendem por ritmo?
Deixar que respondam livremente e finalizar com o conceito de Ritmo explicando “ritmo é uma sequência de movimentos ou sons que se repetem”.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:  nenhum
DURAÇÃO: 5 minutos


ATIVIDADE 3: Apreciando diferentes execuções musicais
Apresentar as gravações audiovisuais de:
a)     Fanfarra
b)   Beat box
c) Grupo Barbatuque
Após a apreciação questionar os alunos sobre:
O que foi visto no vídeo? O que eles estavam fazendo? Como alguns sons foram produzidos? (Neste momento, o professor deverá encaminhar a discussão para que os alunos compreendam que existem várias formas rítmicas além das musicais).
MATERIAIS NECESSÁRIOS: gravações audiovisuais sobre o assunto
DURAÇÃO: 20 minutos


ATIVIDADE 4: "Criando Sons "
O QUE VEREMOS?
Pedir aos alunos que, individualmente, criem sons com o próprio corpo. Após, cada um deverá apresentar  o som criado para que os outros o imitem.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: nenhum
DURAÇÃO: 15 minutos


ATIVIDADE 5: “Entrando no ritmo”
O QUE VEREMOS?
Organizar os alunos em círculo. Um aluno deverá realizar um movimento (sílaba rítmica); o aluno a sua esquerda deve realizar o movimento do colega e criar um novo, e assim sucessivamente.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: nenhum
DURAÇÃO: 10 minutos


ATIVIDADE 6: Meu pezinho
Contextualizar a origem da música e compositor.

C                                                                             G7
Ai  bo-ta a- aqui,  ai  bo-ta a- li   O  seu  pe-   zi-     nho
                                                                                                  C
O seu    pe-  zi-  nho  bem  jun- ti-  nho   com   o  meu
                                           G7                                                                C
E  de-   pois    não   vá    di-  zer   que  vo-  cê   se  ar-  re- pen- deu
  

2) Cantar a peça com as crianças permitindo que elas memorizem a letra.
3) Trabalhar a música com coreografia da seguinte forma:
 Em duplas, um de frente para o outro de mãos dadas deverão movimentar-se conforme a letra da música:

 
AI BOTA AQUI, AI BOTA ALI O SEU PEZINHO. O SEU PEZINHO BEM JUNTINHO COM O MEU.
(Colocar o pé direito para a frente tocando no pé direito do outro colegas, e depois inverte os pés esquerdos, sucessivamente)

E DEPOIS NÃO VAI DIZER QUE VOCÊ JÁ ME ESQUECEU. E DEPOIS NÃO VAI DIZER QUE VOCÊ JÁ ME ESQUECEU.
(Com braços engatados rodam para um lado e depois para o outro quando inicia a repetição da frase)

MATERIAIS NECESSÁRIOS: gravação da música e aparelho de som.
DURAÇÃO:  20 minutos


BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

SOUZA, Jusamara (Org.).  Livro de música para escola: uma bibliografia Comentada. Porto Alegre: PPGMúsica UFRGS, 1997. (Série Estudos, 3).
Fanfarra: http://www.youtube.com/watch?v=x1Wd8kEg2DQ
Beat box: http://www.youtube.com/watch?v=5i7eQxOt0Sk
Grupo Barbatuque: http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo

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