sexta-feira, 15 de abril de 2016

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 05 - Caderno 02


TÍTULO DO PROGRAMA: CORPO ENQUANTO INSTRUMENTO PERCUSSIVO
PALAVRAS-CHAVE: Percussão Corporal. Composição.
IDADE DO ALUNO: aplicável a todas as idades.

O QUE PODEREMOS APRENDER E/OU DESENVOLVER HOJE?
O objetivo dessa aula é iniciar o processo de composição e criação musical dos alunos

Atividade 01: Eco
Pedir para que os alunos criem uma pequena frase musical usando os diversos sons corporais (palmas, pés, estalos). O restante do grupo deverá repetir a frase executada pelo aluno. Depois cria-se uma célula padrão. O primeiro toca a célula padrão e cria uma nova. O segundo toca a célula padrão e cria outra nova, e assim sucessivamente.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 10 min.

Atividade 02: Figuras Percussivas

Nessa atividade serão distribuídos figuras (desenhadas no quadro) classificando-as nesse modo:
quadrado   = batidas de pé no chão
triângulo   = palmas
círculo = batida de mão nas coxas

Escrever uma sequência de figuras e todos executam. Após pedir para cada aluno criar a sequência e os demais executam. Podem ser feitos cânones e duas vozes também. 
MATERIAL NECESSÁRIO: quadro e giz
DURAÇÃO: 25 min.




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