TÍTULO
DO PROGRAMA: CORPO ENQUANTO INSTRUMENTO PERCUSSIVO
PALAVRAS-CHAVE:
Percussão Corporal.
Composição.
IDADE DO ALUNO: aplicável
a todas as idades.
O QUE PODEREMOS APRENDER
E/OU DESENVOLVER HOJE?
O objetivo dessa aula é iniciar o processo
de composição e criação musical dos alunos
Atividade
01: Eco
Pedir para que os alunos criem uma
pequena frase musical usando os diversos sons corporais (palmas, pés, estalos).
O restante do grupo deverá repetir a frase executada pelo aluno. Depois cria-se
uma célula padrão. O primeiro toca a célula padrão e cria uma nova. O segundo
toca a célula padrão e cria outra nova, e assim sucessivamente.
MATERIAL NECESSÁRIO: nenhum
DURAÇÃO: 10 min.
Atividade
02: Figuras Percussivas
Nessa atividade serão distribuídos figuras (desenhadas no quadro) classificando-as nesse modo:
quadrado = batidas de pé no chão
triângulo = palmas
círculo = batida de mão nas coxas
Escrever uma sequência de
figuras e todos executam. Após pedir para cada aluno criar a sequência e os
demais executam. Podem ser feitos cânones e duas vozes também.
MATERIAL NECESSÁRIO: quadro e giz
DURAÇÃO: 25 min.
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