sexta-feira, 15 de abril de 2016

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 04 - Caderno 02


TÍTULO DO PROGRAMA: PERCUSSÃO CORPORAL E COMPOSIÇÃO
PALAVRAS-CHAVE: Percussão Corporal.
IDADE DO ALUNO: aplicável a todas as idades.

O QUE PODEREMOS APRENDER E/OU DESENVOLVER HOJE?
O objetivo dessa aula é apresentar os pilares elementares da musica, pulsação, timbre, andamento e intensidade bem como as possibilidades básicas em percussão corporal

Atividade 01: Pulsação e a Coordenação Motora
Fazer com que os estudantes marquem a pulsação com os pés e executem um ritmo diferente batendo palmas, quando já estiverem executando sem dificuldades pedir para que façam isso caminhando pela sala.
Depois de executarem por um tempo inverter esta lógica, marcar a pulsação com palmas e fazer o ritmo com os pés.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: nenhum
DURAÇÃO: 15 minutos

Atividade 02: Compondo por meio da Percussão Corporal
Executar peça de Percussão Corporal, utilizando palmas, pés, estalos de dedos e voz. Estes elementos devem ser processualmente inseridos, conforme forem sendo criados pelos próprios alunos.
É possível dividir os grupos por formas de percussão. Um grupo mantém a pulsação com os pés, o outro cria uma célula rítmica com palmas, o outro grupo da mesma forma com estalos de dedos, e ainda é possível criar uma linha melódica para o grupo da voz soar, mesmo sem letra da música. Assim, compõe-se uma peça a quatro vozes de forma natural e divertida.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: nenhum
DURAÇÃO: 30 minutos



Nenhum comentário:

Postar um comentário