TÍTULO
DO PROGRAMA: PERCUSSÃO CORPORAL E COMPOSIÇÃO
PALAVRAS-CHAVE:
Percussão Corporal.
IDADE DO ALUNO: aplicável a todas as idades.
O QUE PODEREMOS APRENDER E/OU DESENVOLVER HOJE?
O
objetivo dessa aula é apresentar os pilares elementares da musica, pulsação,
timbre, andamento e intensidade bem como as possibilidades básicas em percussão
corporal
Atividade
01: Pulsação e a Coordenação Motora
Fazer com que os estudantes marquem a
pulsação com os pés e executem um ritmo diferente batendo palmas, quando já
estiverem executando sem dificuldades pedir para que façam isso caminhando pela
sala.
Depois de executarem por um tempo
inverter esta lógica, marcar a pulsação com palmas e fazer o ritmo com os pés.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: nenhum
DURAÇÃO: 15 minutos
Atividade
02: Compondo por meio da Percussão Corporal
Executar peça de Percussão Corporal,
utilizando palmas, pés, estalos de dedos e voz. Estes elementos devem ser
processualmente inseridos, conforme forem sendo criados pelos próprios alunos.
É possível dividir os grupos por formas
de percussão. Um grupo mantém a pulsação com os pés, o outro cria uma célula
rítmica com palmas, o outro grupo da mesma forma com estalos de dedos, e ainda
é possível criar uma linha melódica para o grupo da voz soar, mesmo sem letra
da música. Assim, compõe-se uma peça a quatro vozes de forma natural e
divertida.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: nenhum
DURAÇÃO: 30 minutos
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