sábado, 22 de junho de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 14


TÍTULO DO PROGRAMA: Vamos cantar e dançar!
PALAVRAS-CHAVE: Canto. Ritmo. Coordenação motora. Improvisação. Criação. Concentração e Memória.
IDADE DO ALUNO: 06 anos

O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Estimular senso rítmico e melódico, incentivar a criação e expressão nas atividades propostas.

Atividade 1: Samba Lê Lê
O QUE VEREMOS? 
Relembrar a letra da música Samba Lê Lê. Cantar com os mesmos para que seja feita memorização.

Realizar  interpretação  da cantiga:
Todos: Samba Lê Lê ta doente esta com a cabeça quebrada, Samba Lê Lê precisava é de uma boa lambada.
Todos Juntos “Samba , Samba , Samba ô Lê Lê. Palma, palma, palma olá.
 Meninos “cantam a parte “ò Moreninha Bonita Onde é que você mora?”
 Meninas respondem: “Moro na beira da praia onde os peixinhos namoram.
Todos Juntos “Samba , Samba , Samba ô Lê Lê. Palma, palma, palma olá lá.
Em seguida separá-los em grupos em três ou quatro alunos e criar a percussão corporal de cada grupo.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Instrumentos Musicais Violão, percussão chocalhos e tambores.
DURAÇÃO: 15 a 20 Minutos.

Atividade 2: Minha Canção.
O QUE VEREMOS?
Memorização da cantiga que inicia com as Sílabas das notas musicais.

Dorme a cidade
Resta um coração
Misterioso
Faz uma ilusão
Soletra um verso
Larga a melodia
Singelamente
Dolorosamente

Os alunos sentados estarão em grupos, exemplo: “Grupo Dó Grupo Ré, Mi...”, cada aluno estará com um balão. Todos cantarão a música e quando a frase corresponder à nota do grupo os mesmos vão levantar os balões.

Aproveitar os balões e colocar papeizinhos dentro com frases do tipo:
- Cante uma musica que trabalhamos
- Cante Caranguejo não é peixe
- Faça uma sequencia rítmica batendo palmas
- Faça uma sequencia rítmica batendo estalos
- Faça uma sequencia rítmica batendo pés
- Fale o nome das notas musicais


 MATERIAIS NECESSÁRIOS: Balões e barbante.
DURAÇÃO:  20 min.

Atividade3: Complete os nomes dos instrumentos musicais:

O QUE VEREMOS?
Entregar cartela com nomes de instrumentos musicais, faltando algumas vogais para que os alunos completem as mesmas. 
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Cópias da atividade para cada aluno. Levar áudio dos instrumentos.
DURAÇÃO: 20 minutos.


BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
MAFFIOLETTI, Leda; RODRIGUES, Jussara H.. Cantigas de roda
FRANÇA, Cecilia Cavalieri. O som e a forma, do gesto ao valor. In: Hentschke e Del Ben (eds.). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. Editora Moderna, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário