PALAVRAS-CHAVE: Canto – Ritmo – Expressão Corporal – Improvisação – Criação – Elementos
Musicais - Percepção
IDADE
DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER
HOJE?
Estímulo
à expressão corporal e oral. Desenvolvimento da atenção, concentração,
socialização e sentimento de respeito mútuo. Percepção de diferentes sons.
Conhecimento (ou reconhecimento) das notas musicais.
Atividade 1: Eu vi uma barata
O QUE
VEREMOS?
1-Colocar os alunos sentados no chão em círculo
2- Cantar e tocar no violão (e com
instrumentos de percussão) a cantiga “Eu vi uma barata”
G D7
Eu vi uma barata
G
Na careca do vovô
D7
Assim que ela me viu
G
Bateu asas e voou
DO RÉ MI FÁ, FÁ FÁ
DÓ RÉ, DO RÉ, RÉ RÉ
DÓ SOL FÁ MI, MI MI
DÓ RÉ MI FÁ, FÁ FÁ
3- Na cartolina, no meio da roda, escreveremos
a letra desta cantiga (seremos os escribas). As crianças ajudarão cantando a
cantiga para escrevermos.
5- Utilizando um círculo para cada criança,
faremos a dobradura da barata. Cada um tentará fazer com auxílio dos bolsistas
e pintará em seus lugares, colando na cartolina com a ajuda dos bolsistas.
6- Encenar com as crianças a cantiga, em
roda, dançando (um dos bolsistas fará o papel do vovô e as crianças farão voar
as baratas na careca dele). Também explorar com as crianças de trocar a
“barata” por outros personagens (sugeridos pelos alunos).
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: cartolina, canetão, círculos de papel, cola.
DURAÇÃO: 30
minutos
Atividade 2: A Centopéia Cantora
O QUE VEREMOS?
Os bolsistas contarão uma
história de uma Centopéia que mora no jardim e adora cantar, mas é muito
desafinada. Por isso, os bichos do jardim, que são seus amigos, ajudarão ela a
aprender as notas musicais e afinar sua voz. Após contarem essa história, montarão
a Centopéia no quadro da sala. Relembraremos as atividades realizadas do Trem
Musical e da Escada. Cada parte do corpo da centopéia terá uma nota musical. As
crianças ajudarão a localizar as notas que estarão espalhadas pelo quadro e
montarão desde a primeira nota (DÓ) até a última (DÓ). Ao localizarem cada nota
musical, com o auxílio do teclado, cantaremo-nas. Também faremos o solfejo das
notas musicais com a ajuda do instrumento musical, crescente e decrescente,
assim como aleatoriamente, ajudando a centopéia a aprender a cantar as notas
musicais. Para finalizar, as crianças ensinarão a Centopéia a cantar “Havia uma
Barata”.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: centopéia, fita adesiva,
notas musicais, teclado
DURAÇÃO: 30 minutos
Atividade 3: Preste Atenção Neste Novo Som
O QUE VEREMOS?
Utilizando diferentes instrumentos
(caxixi, chocalhos, pandeiro, bongô, entre outros disponíveis), cada criança
escolherá um ou mais para, quando cantarmos o nome do instrumento, tocá-lo. A
música é assim:
PRESTE ATENÇÃO,
NESTE NOVO SOM
PRESTE ATENÇÃO, NESTE NOVO SOM
É O (NOME DO INSTRUMENTO)
PRESTE ATENÇÃO, NESTE NOVO SOM
É O (NOME DO INSTRUMENTO)
MATERIAIS NECESSÁRIOS: instrumentos
musicais disponíveis
DURAÇÃO: 30 minutos
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
BRITO, Teca Alencar
de. Música
na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São
Paulo: Peirópolis, 2003.
SCHROEDER,
Silvia Cordeiro Nassif; SCHROEDER, Jorge Luiz. As crianças pequenas e seus processos de apropriação da música.
Revista da ABEM. Londrina, V. 19, n. 26. 105-118. Jul-dez/2011.
SWANWICK, Keith.
Ensinando
música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário