sábado, 1 de junho de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 12

TÍTULO DO PROGRAMA: Notas Musicais Divertidas
PALAVRAS-CHAVE: Canto – Ritmo – Expressão Corporal – Improvisação – Criação – Elementos Musicais - Percepção
IDADE DO ALUNO: 06 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Estímulo à expressão corporal e oral. Desenvolvimento da atenção, concentração, socialização e sentimento de respeito mútuo. Percepção de diferentes sons. Conhecimento (ou reconhecimento) das notas musicais.

Atividade 1: Eu vi uma barata
O QUE VEREMOS? 
1-Colocar os alunos sentados no chão em círculo
2- Cantar e tocar no violão (e com instrumentos de percussão) a cantiga “Eu vi uma barata”
    G        D7
Eu vi uma barata
               G
Na careca do vovô
                 D7
Assim que ela me viu
               G
Bateu asas e voou
DO RÉ MI FÁ, FÁ FÁ
DÓ RÉ, DO RÉ, RÉ RÉ
DÓ SOL FÁ MI, MI MI
DÓ RÉ MI FÁ, FÁ FÁ
 

3- Na cartolina, no meio da roda, escreveremos a letra desta cantiga (seremos os escribas). As crianças ajudarão cantando a cantiga para escrevermos.
5- Utilizando um círculo para cada criança, faremos a dobradura da barata. Cada um tentará fazer com auxílio dos bolsistas e pintará em seus lugares, colando na cartolina com a ajuda dos bolsistas.
6- Encenar com as crianças a cantiga, em roda, dançando (um dos bolsistas fará o papel do vovô e as crianças farão voar as baratas na careca dele). Também explorar com as crianças de trocar a “barata” por outros personagens (sugeridos pelos alunos).


MATERIAIS NECESSÁRIOS: cartolina, canetão, círculos de papel, cola.
DURAÇÃO: 30 minutos

Atividade 2: A Centopéia Cantora
O QUE VEREMOS?
Os bolsistas contarão uma história de uma Centopéia que mora no jardim e adora cantar, mas é muito desafinada. Por isso, os bichos do jardim, que são seus amigos, ajudarão ela a aprender as notas musicais e afinar sua voz. Após contarem essa história, montarão a Centopéia no quadro da sala. Relembraremos as atividades realizadas do Trem Musical e da Escada. Cada parte do corpo da centopéia terá uma nota musical. As crianças ajudarão a localizar as notas que estarão espalhadas pelo quadro e montarão desde a primeira nota (DÓ) até a última (DÓ). Ao localizarem cada nota musical, com o auxílio do teclado, cantaremo-nas. Também faremos o solfejo das notas musicais com a ajuda do instrumento musical, crescente e decrescente, assim como aleatoriamente, ajudando a centopéia a aprender a cantar as notas musicais. Para finalizar, as crianças ensinarão a Centopéia a cantar “Havia uma Barata”.

 MATERIAIS NECESSÁRIOS: centopéia, fita adesiva, notas musicais, teclado
DURAÇÃO: 30 minutos

Atividade 3: Preste Atenção Neste Novo Som
O QUE VEREMOS?
Utilizando diferentes instrumentos (caxixi, chocalhos, pandeiro, bongô, entre outros disponíveis), cada criança escolherá um ou mais para, quando cantarmos o nome do instrumento, tocá-lo. A música é assim:
PRESTE ATENÇÃO, NESTE NOVO SOM
PRESTE ATENÇÃO, NESTE NOVO SOM
É O (NOME DO INSTRUMENTO)
MATERIAIS NECESSÁRIOS: instrumentos musicais disponíveis
DURAÇÃO: 30 minutos


BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

BRITO, Teca Alencar de.  Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
SCHROEDER, Silvia Cordeiro Nassif; SCHROEDER, Jorge Luiz. As crianças pequenas e seus processos de apropriação da música. Revista da ABEM. Londrina, V. 19, n. 26. 105-118. Jul-dez/2011.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário