domingo, 16 de junho de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 13

TÍTULO DO PROGRAMA: Ecoando Música
PALAVRAS-CHAVE: Canto. Ritmo. Coordenação motora. Improvisação. Criação. Concentração. Memória.
IDADE DO ALUNO: 06 anos

O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Estimular a concentração, a memória, senso rítmico e melódico, incentivar a criação e composição bem com a improvisação e expressão.

Atividade 1: Escravos de Jó
O QUE VEREMOS? 
As crianças sentam em círculo, cada uma com um copo plástico, que será passado de um integrante para o outro no tempo forte da música “Escravos de Jó” (anexo 1), em uma coreografia de vai e vem seguindo a música.
Movimento:
Escravos de Jó jogavam caxangá (todos vão passando o copo para o colega do lado direito, no tempo forte da música.)
Tira (levanta o copo e não solta)
Põem (solta o copo)
Deixa ficar (aponta para o copo)
Guerreiros com guerreiros (continua passando o copo para o colega da direita)
fazem zig (coloca o copo na frente do colega da direita mas não solta)
zig (coloca o copo na frente do colega da esquerda mas não solta)
(passa o copo para o colega da direita)

Após todos estarem fazendo a coreografia sem dificuldades, propor variações como:
  1. Mudando o andamento, para mais rápido, e também mais lento;
  2. Entoar a melodia apenas com la, la, la, la...;
  3. Entoar a melodia com bocca chiusa;
  4. Fazer a coreografia sem a melodia da música.
  5. Fazer a coreografia ao contrário em vez de passar o copo a direita, passa para a esquerda
MATERIAIS NECESSÁRIOS: 1 copo plástico para cada aluno.
DURAÇÃO: 20 minutos

Atividade 2: Eco copo
O QUE VEREMOS?
Aproveitando os copos plásticos da atividade anterior, propor uma coreografia com os copos (Exemplo: Anexo 2).
Na sequência pedir para que cada um crie uma breve sequencia rítmica com o copo, a qual será executada pelo restante dos alunos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: 1 copo plástico para cada aluno
DURAÇÃO: 15 a 20 minutos

Atividade 3: Improviso
O QUE VEREMOS?
Ainda com os copos plásticos da atividade anterior, usando a mesma coreografia (anexo 2), ou outra qualquer que pode ser inventada na hora, executar os dois primeiros compassos, deixando o deixando o terceiro em pausa, Ex. (anexo 3). Fazer isso várias vezes até que os alunos assimilem a ideia da brincadeira. Quando todos estiverem executando-a com facilidade propor para que cada um complemente a frase (compasso em pausa).
MATERIAIS NECESSÁRIOS: 1 copo plástico para cada aluno
DURAÇÃO: 15 a 20 minutos

Atividade 4: ATIVIDADE 3: Domino Musical
O QUE VEREMOS?
Com o auxilio dos colegas Pibidianos, separar a turma em grupos de quatro alunos, distribuir o jogo de Dominó musical, para cada grupo deixando-os jogar livremente. Isso ajudará a recordar o nome dos instrumentos musicais.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: cinco jogos de dominó.
DURAÇÃO: 15 a 20 minutos

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
MAFFIOLETTI, Leda; RODRIGUES, Jussara H.. Cantigas de roda
FRANÇA, Cecilia Cavalieri. O som e a forma, do gesto ao valor. In: Hentschke e Del Ben (eds.). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. Editora Moderna, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário