PALAVRAS-CHAVE: Canto.
Ritmo. Coordenação motora. Improvisação. Criação. Concentração. Memória.
IDADE DO ALUNO: 06 anos
O QUE
PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?
Estimular
a concentração, a memória, senso rítmico e melódico, incentivar a criação e
composição bem com a improvisação e expressão.
Atividade 1: Escravos de
Jó
O QUE VEREMOS?
As crianças sentam em círculo, cada uma com um copo
plástico, que será passado de um integrante para o outro no tempo forte da
música “Escravos de Jó” (anexo 1), em uma coreografia de vai e vem seguindo a
música.
Escravos de Jó jogavam caxangá (todos vão
passando o copo para o colega do lado direito, no tempo forte da música.)
Tira (levanta o copo e não solta)
Põem (solta o copo)
Deixa ficar (aponta para
o copo)
Guerreiros com guerreiros (continua
passando o copo para o colega da direita)
fazem zig (coloca o
copo na frente do colega da direita mas não solta)
zig (coloca o copo na frente do colega da
esquerda mas não solta)
zá (passa o copo para o colega da direita)
Após todos estarem fazendo
a coreografia sem dificuldades, propor variações como:
- Mudando o andamento,
para mais rápido, e também mais lento;
- Entoar a melodia
apenas com la, la, la, la...;
- Entoar a melodia com
bocca chiusa;
- Fazer a coreografia
sem a melodia da música.
- Fazer a coreografia ao
contrário em vez de passar o copo a direita, passa para a esquerda
MATERIAIS NECESSÁRIOS: 1 copo plástico para cada aluno.
DURAÇÃO: 20
minutos
Atividade 2: Eco copo
O QUE VEREMOS?
Aproveitando
os copos plásticos da atividade anterior, propor uma coreografia com os copos
(Exemplo: Anexo 2).
Na
sequência pedir para que cada um crie uma breve sequencia rítmica com o copo, a
qual será executada pelo restante dos alunos.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: 1 copo
plástico para cada aluno
DURAÇÃO: 15 a 20 minutos
Atividade 3: Improviso
O QUE VEREMOS?
Ainda
com os copos plásticos da atividade anterior, usando a mesma coreografia (anexo
2), ou outra qualquer que pode ser inventada na hora, executar os dois primeiros
compassos, deixando o deixando o terceiro em pausa, Ex. (anexo 3). Fazer isso
várias vezes até que os alunos assimilem a ideia da brincadeira. Quando todos
estiverem executando-a com facilidade propor para que cada um complemente a
frase (compasso em pausa).
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: 1 copo plástico para
cada aluno
DURAÇÃO: 15 a 20 minutos
Atividade 4:
ATIVIDADE 3: Domino Musical
O QUE VEREMOS?
Com o auxilio dos colegas Pibidianos, separar a turma
em grupos de quatro alunos, distribuir o jogo de Dominó musical, para cada
grupo deixando-os jogar livremente. Isso ajudará a recordar o nome dos
instrumentos musicais.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: cinco jogos de dominó.
DURAÇÃO: 15 a 20 minutos
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
MAFFIOLETTI, Leda; RODRIGUES, Jussara H.. Cantigas de
roda
FRANÇA, Cecilia Cavalieri. O
som e a forma, do gesto ao valor. In: Hentschke e Del Ben (eds.). Ensino de
Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. Editora Moderna, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário