terça-feira, 19 de novembro de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 12

TÍTULO DO PROGRAMA: Escuta significativa em música.
PALAVRAS-CHAVE: Apreciação em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.
IDADE DO ALUNO: 12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER E/OU DESENVOLVER HOJE? Incentivar a prática musical. Apresentar aos alunos a prática da escuta.
CONTEÚDO: educação musical na prática da escuta.

ATIVIDADE 01: Propriedades do som.
Primeiramente explicaremos para os alunos, quais são as propriedades do som: Timbre, Intensidade, Duração, Altura.
MATERIAL NECESSÁRIO: quadro, apagador e giz
DURAÇÃO: 20 min.


ATIVIDADE: 02: A casa Abandonada.
Depois de ter explicado sobre as propriedades do som, contaremos uma história que alguns alunos de uma escola foram passear e encontraram uma casa abandonada, como esses alunos estavam estudando música na escola, começaram a identificar o que era grave o que era agudo e assim por diante. Então pediremos que os alunos escutem o áudio e identifiquem o que é grave e o que é agudo.
MATERIAL NECESSÁRIO: quadro, apagador, giz, .
DURAÇÃO: 30 min


ATIVIDADE 03: Canto e Percussão Corporal
Trabalhar peças com canto coral e percussão corporal.
MATERIAL NECESSÁRIO: instrumentos musicais para a harmonia
DURAÇÃO: 20 min


REFERÊNCIAS
LUZ, Silvia; DAMAREDZKY, Suely. Educação musical funtamental 1: a magia da música e sons do Brasil. Coleção Educação Musical. São Paulo, SP: Editora Ludo, 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário