TÍTULO
DO PROGRAMA: Escuta significativa em música.
PALAVRAS-CHAVE: Apreciação em música: escuta,
envolvimento e compreensão da linguagem musical.
IDADE
DO ALUNO: 12 anos
O
QUE PODEREMOS APRENDER E/OU DESENVOLVER HOJE? Incentivar a prática musical. Apresentar aos alunos a prática da
escuta.
CONTEÚDO:
educação musical na prática
da escuta.
ATIVIDADE
01: Propriedades do som.
Primeiramente explicaremos para os alunos,
quais são as propriedades do som: Timbre, Intensidade, Duração, Altura.
MATERIAL NECESSÁRIO: quadro, apagador e giz
DURAÇÃO: 20 min.
ATIVIDADE: 02: A casa Abandonada.
Depois de ter explicado sobre as propriedades
do som, contaremos uma história que alguns alunos de uma escola foram passear e
encontraram uma casa abandonada, como esses alunos estavam estudando música na
escola, começaram a identificar o que era grave o que era agudo e assim por
diante. Então pediremos que os alunos escutem o áudio e identifiquem o que é
grave e o que é agudo.
MATERIAL NECESSÁRIO: quadro, apagador, giz, .
DURAÇÃO: 30 min
ATIVIDADE 03: Canto e Percussão Corporal
Trabalhar peças com canto coral e percussão
corporal.
MATERIAL NECESSÁRIO: instrumentos
musicais para a harmonia
DURAÇÃO: 20 min
REFERÊNCIAS
LUZ, Silvia; DAMAREDZKY,
Suely. Educação musical funtamental 1:
a magia da música e sons do Brasil. Coleção Educação Musical. São Paulo, SP: Editora
Ludo, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário