TÍTULO
DO PROGRAMA: Aperfeiçoando estudo sobre as notas
musicais e alturas
PALAVRAS-CHAVE: Alturas. Notação musical.
IDADE
DO ALUNO: 12 anos
O QUE
PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE? Aprenderemos noções de alturas.
CONTEÚDO: elementos da música e percussão
corporal
ATIVIDADE
1: Jogo da memória
Geral: As crianças deverão descobrir onde
está o outro cartão com o nome da mesma nota.
Utilizar cartões com nome das notas musicais, dois de cada nota.
Todos os cartões estarão virados para baixo, para que ninguém saiba onde estão
os pares. Cada 4 alunos jogarão simultaneamente, sendo formados 4 grupos de
alunos. Cada aluno representa 1 grupo. Assim, um a um terá o direito de
escolher dois cartões, se forem iguais, é acerto então os cartões devem ser
retirados do montante. Se for diferente, virá-los novamente para baixo, para
que o outro colega possa jogar. Aquele que formar o maior número de par (nome
das notas) obterá 01 ponto para seu grupo. No final o grupo que tiver maior
número de pontos vencerá.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Cartões com nome das notas musicais.
Em anexo
ATIVIDADE
02: Linha melódica
Apresentar as notas musicais, em linha, para melhor compreensão da
leitura.
Sugestões: pode-se acrescentar mais linhas e espaços até formar a
escala completa. Também separar em grupos e cantar a escala em forma de cânone.
MATERIAL NECESSÁRIO: teclado
ATIVIDADE 03: Vamos cantar?
Revendo: Execução vocal com percussão corporal das peças Maracangalha (Dorival Caimmy) e Fita
amarela (Noel rosa)
MATERIAL NECESSÁRIO: canto
e percussão corporal
REFERÊNCIAS
BEINEKE, V.; FREITAS, S. P. R. Lenga la Lenga: jogos de mãos e copos.
São
Paulo: Ciranda Cultural, 2006.
BENNETT, Roy. Como Ler uma partitura. Rio de Janeiro.
LIMA, Sonia
Albano de; RÜGER,
Alexandre Cintra Leite.
O trabalho corporal
nos
processos
de sensibilização musical. Opus,
Goiânia, v. 13, n. 1, p. 97-118, jun. 2007.
Anexo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário