terça-feira, 12 de novembro de 2013

VIVÊNCIA PEDAGÓGICA MUSICAL 11

TÍTULO DO PROGRAMA: Aperfeiçoando estudo sobre as notas musicais e alturas
PALAVRAS-CHAVE: Alturas. Notação musical.
IDADE DO ALUNO: 12 anos
O QUE PODEREMOS APRENDER OU DESENVOLVER HOJE?  Aprenderemos noções de alturas.
CONTEÚDO: elementos da música e percussão corporal

ATIVIDADE 1: Jogo da memória
Geral: As crianças deverão descobrir onde está o outro cartão com o nome da mesma nota.
Utilizar cartões com nome das notas musicais, dois de cada nota. Todos os cartões estarão virados para baixo, para que ninguém saiba onde estão os pares. Cada 4 alunos jogarão simultaneamente, sendo formados 4 grupos de alunos. Cada aluno representa 1 grupo. Assim, um a um terá o direito de escolher dois cartões, se forem iguais, é acerto então os cartões devem ser retirados do montante. Se for diferente, virá-los novamente para baixo, para que o outro colega possa jogar. Aquele que formar o maior número de par (nome das notas) obterá 01 ponto para seu grupo. No final o grupo que tiver maior número de pontos vencerá.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Cartões com nome das notas musicais. Em anexo

ATIVIDADE 02: Linha melódica
Apresentar as notas musicais, em linha, para melhor compreensão da leitura.

Sugestões: pode-se acrescentar mais linhas e espaços até formar a escala completa. Também separar em grupos e cantar a escala em forma de cânone.



 MATERIAL NECESSÁRIO: teclado

ATIVIDADE 03: Vamos cantar?
Revendo: Execução vocal com percussão corporal das peças Maracangalha (Dorival Caimmy) e Fita amarela (Noel rosa) 
MATERIAL NECESSÁRIO: canto e percussão corporal

REFERÊNCIAS
BEINEKE, V.; FREITAS, S. P. RLenga la Lenga: jogos de mãos e copos. São
Paulo: Ciranda Cultural, 2006.
BENNETT, Roy. Como Ler uma partitura. Rio de Janeiro.
LIMA,  Sonia  Albano  de;  RÜGER,  Alexandre  Cintra  Leite.  O trabalho  corporal  nos
processos de sensibilização musical. Opus, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 97-118, jun. 2007.

Anexo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário