A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ondina Neves Bleyer foi
fundada em 10/03/1957, como Escola Isolada Sagrado Coração de Jesus,
funcionando de 1ª a 4ª série. Passou a chamar Professora Ondina Neves Bleyer,
em março de 1960, pelo decreto n° 1105 de 18/07/1960. Em 05/10/1981 conforme
portaria nº 0318/81 passou a se denominar grupo Escolar Ondina Neves Bleyer, o
qual funcionou até 10/07/1991 sob a administração do Governo Estadual.
A partir desta
data tornou-se escola municipalizada pelo convênio nº168/91 e com o decreto nº
5103 de 30/12/1997 transformando-se em Grupo Escolar Municipal Ondina Neves
Bleyer. Através do decreto nº 6.668 de 04/06/2002 alterou a denominação para
E.M.E.B Ondina Neves Bleyer, passando a atender alunos das séries iniciais e finais
do ensino fundamental.
A Escola pertence à Rede Municipal de Ensino e
atende alunos de classe média, em torno de 459 alunos de 1º ao 9° ano. A média de
alunos por turma depende do espaço físico, no máximo 30 alunos por sala. A grande
maioria dos alunos residem em bairros adjacentes. A escola funciona no período matutino
e vespertino.
Em relação à equipe de
colaboradores da Instituição configura-se da seguinte forma: Diretora Geral,
coordenadores, secretárias, três auxiliadores de serviços gerais, duas
cozinheiras, uma assistente técnica de educação. O corpo docente corresponde aproximadamente a trinta e seis professores,
efetivos, não efetivos e segundos professores para auxílio com os alunos
deficientes. Todos com formação específica em sua área de atuação, sendo que os
mesmos possuem especialização. O calendário escolar contempla duzentos dias
letivos.
A Escola Municipal de Educação
Básica Ondina Neves Bleyer, conta com uma ótima estrutura física, que
disponibiliza aos seus alunos ampliar os conhecimentos além da sala de aula,
bem como laboratório de informática, acesso a internet, quadra de esportes,
biblioteca com livros diversos e atualizados anualmente, contemplando demanda
de necessária para pesquisas. O interesse dos alunos pela procura do livro e da
leitura é incentivada diariamente pelos professores. Ainda na estrutura física,
destacamos a acessibilidade, corrimão e rampas no acesso à escola e banheiros
adaptados para crianças com deficiência.
Possui sala de direção juntamente
com a secretaria, sala dos professores, banheiros para alunos, dividindo
meninos e meninas, sendo que no banheiro das meninas há um espaço maior para
cadeirantes, para facilitar as alunas com deficiências físicas. Há cozinha, área
para atividades externas, biblioteca junto com a sala de reforço, laboratório
de informática e Polo do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A escola
é bem fechada e monitorada pela diretora, pelos professores e secretárias durante
os períodos de aula. Da conservação da escola, apesar de algumas salas serem
antigas, estão em ótimo estado de limpeza e conservação com total condição de
uso para professores e alunos.
O Projeto Político Pedagógico (PPP)
encontra-se na secretaria com fácil acesso. Foi constituído através de um
projeto da Educação, juntamente com a equipe administrativa, professores,
funcionários e comunidade da Unidade Escolar. Quem o coordena é a equipe
administrativa e os professores, sendo que o PPP se encontra em reformulação
anual conforme as necessidades ocorrentes. Foi embasado em documentos legais
como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB). Tendo o PPP como
base para o bom funcionamento da escola tem-se como filosofia: “Projeto
Político Pedagógico: Uma Construção Possível”. As principais dificuldades são a
falta de infraestrutura, recursos pedagógicos e financeiros.
No que se refere às aulas de artes,
conforme pesquisa realizada, Arte é tratada como área do conhecimento, mas, não
existe nada especificando o conteúdo a ser trabalhado, ou qual das áreas de
artes o professor deve contemplar. A
escola ainda não implantou o ensi
no de música, mas, dentro da disciplina de
artes, ela está sendo aplicada em datas comemorativas, em forma de homenagens e
apresentações.
Na escola acontecem também aulas de
reforço no contra turno, para as matérias de matemática e português. Os
professores incentivam a leitura sempre que possível e os alunos participam de
campeonatos na área de futebol até mesmo competindo com
outras escolas.
Dentro desse trabalho,
há também a participação de estagiários de várias áreas de atuação, desde o
administrativo ao pedagógico, abrangendo assim todas as disciplinas, gerando
uma interação de aprendizado entre estagiário e alunos dentro da escola.
Fonte: Dados extraídos de Diagnóstico realizado pelos pibidianos junto à Direção da escola.
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